Esses 3 suplementos podem combater a hipertensão arterial; conheça

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 33% da população sofrem com a pressão acima do ideal

A hipertensão, em 90% dos casos, é herdada dos pais por fatores genéticos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados concedidos pelo Ministério da Saúde, a hipertensão arterial vitimiza 300 mil brasileiros por ano. E não para por aí, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada ano morrem 7,6 milhões de pessoas em todo o mundo devido à condição. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo que mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos.

A doença se caracteriza quando o coração trabalha mais para bombear o sangue pelo corpo. Com a evolução do quadro, a pressão alta pode exercer tensões extras em seus vasos sanguíneos e órgãos, incluindo cérebro, coração e rins. Além disso, a hipertensão, quando não tratada, pode resultar em insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, doença renal e até demência vascular.

Quais são as causas?

A hipertensão, em 90% dos casos, é herdada dos pais por fatores genéticos. Estudos sobre o tema destacam uma série de fatores conhecidos por aumentar a pressão arterial como dieta, excesso de peso, não se exercitar o suficiente e fumar, entre outros sabidamente nocivos ao corpo humano.  É importante destacar, também, que a incidência da doença aumenta com a idade. Consequentemente, idosos devem estar mais atentos e cuidadosos em relação à alimentação, principalmente, em busca da prevenção.

Fatores de risco para hipertensão arterial:

  • Histórico familiar;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Bebida alcoólica;
  • Diabetes;
  • Estresse;
  • Alimentação com excesso de sal.

Normalmente a doença é silenciosa, mas os sintomas comuns da hipertensão são:

  • Visão embaçada;
  • Tontura;
  • Dor na região da nuca;
  • Cansaço;
  • Náusea e vômito.

Suplementos podem ajudar

O tratamento da hipertensão começa com a mudança de hábitos, como a adoção de uma alimentação mais saudável, redução da quantidade de sal nos alimentos, prática de atividade física, parar de fumar e parar com a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas além de adotar hábitos mais saudáveis e menos nocivos, alguém com quadro de hipertensão arterial pode recorrer a suplementos que podem ajudar na manutenção dessa condição. Três desses suplementos incluem:

Cúrcuma

Outra meta-análise de 11 estudos, publicada na revista Pharmacological Research em 2019, revelou que a cúrcuma melhorou a pressão arterial sistólica quando administrada por longos períodos.

Vitamina C

Tomar suplementos de vitamina C a curto prazo reduz a pressão arterial sistólica e diastólica, concluiu estudo recente sobre o tema, que analisou os resultados de 29 ensaios existentes. A pressão sistólica é o número mais alto quando a pressão arterial é testada e refere-se ao nível mais alto que a pressão arterial atinge quando o coração bate. Enquanto isso, a pressão diastólica é o nível mais baixo que a pressão arterial atinge quando o coração relaxa entre as batidas.

Zinco

Uma pesquisa de 2019 mostrou que uma deficiência de zinco pode estar ligada à pressão arterial elevada, alterando a maneira como os rins lidam com o sódio. Os pesquisadores disseram: “Entender os mecanismos específicos pelos quais [a deficiência de zinco] contribui para a desregulação [da pressão arterial] pode ter um efeito importante no tratamento da hipertensão em contextos de doenças crônicas”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES