Esses 5 hábitos atrapalham o funcionamento do seu corpo e impedem seu emagrecimento

Especialista preparou uma lista de cinco hábitos comuns que podem impedir o funcionamento correto do metabolismo

Metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Voê sabia que o metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo? Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. Embora esteja relacionado ao processo de perda de peso, ele está ligado a todo o acúmulo e queima de energia pelo corpo, incluindo a concentração para realizar tarefas e até os batimentos cardíacos.

Muitas pessoas comem muito e, por isso, acreditam ter o metabolismo acelerado, no entanto, isso está relacionado a cada pessoa ter um ritmo e uma capacidade diferente de processar as enzimas do corpo. Porém, o ritmo não é constante e diversos hábitos podem fazer com que a demanda energética do corpo aumente ou diminua. 

Podemos acelerar o metabolismo até ao estudar intensamente. Devemos nos preocupar em manter uma alimentação adequada e evitar sobrecarregar os rins devido ao excesso de trocas químicas no corpo”, aponta o bioquímico Marcos Roberto de Oliveira, autor do livro Seu Metabolismo É Incrível.

A endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pensando em acelerar o metabolismo de uma forma saudável, preparou cinco dicas importantes de comportamentos que devem ser evitados para não sobrecarregar o corpo. Confira a seguir.

Estresse

“Nas situações que envolvem estresse e ansiedade, o organismo libera o hormônio cortisol. Ele afeta os processos metabólicos, desequilibrando o desempenho do corpo”, explica Claudia. Segundo ela, o excesso da substância sobrecarrega o metabolismo e facilita o acúmulo de peso.

Alimentação incorreta

Para pessoas que costumam ter o metabolismo lento, a alimentação precisa ser muito mais controlada, já que o corpo tende a acumular e guardar energia. Entretanto, restringir demais a dieta pode causar perda de massa muscular, reduzindo o metabolismo a longo prazo.

De acordo com a endocrinologista, o organismo gasta mais energia na digestão de proteínas quando comparado à gordura ou ao carboidrato, por isso a ingestão de alimentos ricos neste macronutriente costuma acelerar o metabolismo. Para aumentar a atividade do organismo sem descuidar da saúde, o ideal é substituir parte dos carboidratos por opções com pouca gordura e muita proteína, como carnes magras, ovos, feijões, nozes e laticínios.

Dormir mal

A privação do sono aumenta o estresse, diminui o metabolismo e ainda incentiva o cérebro a tomar decisões erradas ou impulsivas, como abusar de guloseimas calóricas ou deixar de praticar exercícios. “Não descansar o suficiente desequilibra os hormônios da fome — a grelina (que aumenta o apetite) e a leptina (responsável pela saciedade) –, o que acaba se traduzindo em comer demais sem se dar conta”, explica Claudia.

Fazer os exercícios errados

O corpo queima calorias o tempo todo, mas em pessoas que praticam exercícios e tem maior musculatura, mesmo quando em repouso, essa taxa metabólica é mais alta, já que os músculos precisam de muita energia para se manter. “Quem quer emagrecer não deve pensar em fazer apenas exercícios cardiovasculares. É preciso incluir de quatro a cinco sessões de treino de resistência por semana, ou seja, levantar peso. Exercícios como abdução das pernas, subir escadas ou abdominais são ideais para manter a massa muscular e também queimar calorias”, ensina a médica.

Cair em falsas promessas

Com o avanço da idade, quando o metabolismo tem tendência a cair, a ideia de perder peso com métodos e promessas irreais se torna tentadora, mas as soluções “milagrosas” não funcionam, além de colocar a saúde em risco. “Evite o estresse físico e emocional de querer emagrecer a qualquer custo. O que realmente funciona é estabelecer um objetivo saudável e possível de ser alcançado, respeitando a sua saúde”, finaliza Claudia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES