Esses 5 hábitos comuns podem estar destruindo seu fígado e você não sabe

O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e desempenha mais de 500 funções

O fígado doente resulta em hepatites A, B e C, gordura no fígado, câncer e outras problemas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que nós temos hábitos comuns que, por muitas vezes inofensivos, podem ter um impacto significativamente negativo para o corpo humano? Principalmente quando esses hábitos estão associados diretamente à saúde do fígado. Esse é um dos principais órgãos vitais para a vida humana, responsável por desempenhar mais de 500 funções diferentes. 

O mau funcionamento do fígado acarreta no surgimento de algumas doenças como hepatites A, B e C, gordura no fígado, a hepatopatia alcoólica, câncer no fígado e a cirrose. Excesso de gordura saturada e de doces também deve ser evitado para não sobrecarregar o fígado. Quanto mais alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, frituras e industrializados no geral forem consumidos, mais o fígado precisará trabalhar.

Então, o que fazer para não sobrecarregar o fígado e quais hábitos evitar em excesso? Os médicos recomendam aumentar a ingestão de frutas, verduras, legumes e vegetais em geral, que são fontes de fibras e dificultam a absorção de gorduras e açúcar. A seguir, conheça cinco hábitos frequentes do dia a dia que podem destruir seu fígado.

  • Uso regular de analgésicos  

Embora tenham sido feitos para aliviar dores no corpo, esses medicamentos podem danificar o fígado, principalmente se forem misturados com álcool ou tomados sem receita médica.

  • Uso de suplementos

Assim como os medicamentos, os suplementos dietéticos ou nutricionais aumentam a produção de certas enzimas no fígado e podem ser perigosos, alertou uma pesquisa realizada por diversas instituições da Espanha e da América Latina. Há casos de lesões no órgão causadas por esses compostos, mesmo os à base de ervas naturais, que também podem ser tóxicos.  Por isso, é importante a autorização do médico antes de iniciar o uso de quaisquer suplementos.

  • Estilo de vida sedentário

O sedentarismo também contribui para doenças como esteatose hepática (gordura no fígado), especialmente quando associado a uma má alimentação. Esse aumento de gordura, constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.

  • Consumo de álcool

Esse hábito é bem relacionado a problemas no fígado. Quando ingerido em excesso, o álcool pode causar inflamação, morte das células do órgão (também conhecido como cirrose) e doença hepática gordurosa. Beber com moderação é a chave para proteger o fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES