Esses 5 sinais indica que você está sofrendo com deficiência de fibra

A fibra tem diversos benefícios à saúde humana e sua ausência traz consequências nada agradáveis

Recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 25g/dia de fibra para a sua ação benéfica | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem procura uma vida mais saudável precisa ter em mente um nutriente indispensável na rotina alimentar: a fibra. Ela desempenha um papel importantíssimo em nossa saúde geral, sendo associada a um menor risco de problemas graves, como derrame, diabetes tipo 2 e câncer de intestino

Recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 25g/dia de fibra para a sua ação benéfica. No entanto, assim como a presença desse nutriente essencial causa diversos benefícios à saúde, sua ausência também traz consequências e, muita das vezes, nada agradáveis. Conheça a seguir, 5 sinais que indica a deficiência de fibra:

Constipação

A fibra dá volume às fezes, exercendo pressão nas paredes intestinais e estimulando as contrações musculares que impulsionam a evacuação. Quando não a ingerimos na quantidade adequada, o resultado pode ser fezes duras e ressecadas, dificuldade de evacuação regular.

Hemorroida

A falta de fibras também pode ser causa de hemorroidas e até sangramento retal. Isso porque a constipação crônica e o esforço durante a evacuação são fatores de risco para o desenvolvimento desse problemas. As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas no ânus e no reto que podem causar desconforto, coceira, sangramento e dor durante as evacuações.

Não se sentir saciado após refeições

A fibra retarda a taxa de esvaziamento gástrico, então uma refeição rica em fibras ficará no estômago por mais tempo do que uma refeição com baixo teor de fibras. Isso ajuda a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo e comer menos.

Dificuldade para emagrecer

Estudos mostraram que a fibra pode se ligar a alguns alimentos e até retardar ou impedir a absorção, ajudando a reduzir a ingestão calórica diária. Então, se você acha impossível perder peso, um motivo comum é uma dieta pobre em fibras.

Dores de barriga

A falta de fibra afeta a motilidade intestinal e está ligada a condições médicas, como a síndrome do intestino irritável (SII) e a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), portanto, a falta de fibra pode resultar em dor de barriga, inchaço, cólicas e refluxo ácido.

Como incluir fibra na rotina?

Agora que você já sabe a importância das fibras, é hora de incluí-las em sua rotina. A recomendação diária é que a ingestão seja de 25g a 30g por dia. Aliás, o valor é de fácil alcance com a inclusão de alguns alimentos que contém fibras, como:

  • Cereais integrais (arroz integral, aveia, quinoa, milho, amaranto).
  • Sementes (linhaça, chia, semente de girassol e abóbora).
  • Frutas (maçã, laranja, mirtilo, abacate, banana, ameixa, morango, kiwi e carambola).
  • Legumes (brócolis, abóbora, cenoura e pimentão).
  • Folhas (couve, rúcula, alface e agrião…)

Quem pode consumir fibras?

De fato as fibras são muito saudáveis e benéficas, mas isso não significa que a mesma recomendação serve a todos. Em algumas doenças, o consumo de fibras não é o ideal. Por exemplo, como a fibra insolúvel não absorve água, sua digestão é um pouco mais difícil e, por isso, quem tem doença de Crohn deve evitar. Isso porque pode agravar os sintomas e causar incômodos, como dor, flatulência e diarreia. Mas se não tem nenhuma questão de saúde que o consumo de fibra seja contraindicado, pode consumir sem preocupação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES