Esses 6 hábitos comuns do dia a dia podem causar insuficiência renal

Atualmente, estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal

A negligência com órgãos tão vitais pode resultar em doença renal, que pode ser silenciosa e fatal | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins são órgãos que ajudam nosso corpo a eliminar toxinas e dejetos do metabolismo, como uréia, ácido úrico, e creatinina, por exemplo. Ou seja, os rins filtram as toxinas do corpo e ainda eliminam o excesso de água. Embora seja tão importante e necessário à saúde, estamos sempre negligenciando os cuidados e adotando hábitos que os danificam gradualmente.

A negligência com órgãos tão vitais pode resultar em doença renal, que pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

Atualmente, estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal. O número chega a dobrar em pessoas entre 65 e 75 anos. No Brasil, a inflamação crônica dos rins - ou nefrite - ainda é a principal causa de insuficiência renal, seguida do diabetes e da hipertensão arterial (pressão alta). Cálculos renais (pedras nos rins), infecções urinárias de repetição e doenças menos frequentes, como a doença policística dos rins, também podem gerar a insuficiência. 

Ao contrário do que se pensa, muitas dessas doenças podem se manifestar já na infância. Quando os rins já não funcionam adequadamente é preciso fazer a diálise. Se o paciente não conseguir um transplante renal, possivelmente ele terá que fazer tratamento para o resto da vida. Com todas essas informações em mente, conheça 6 hábitos que estão danificando os seus rins sem você perceber:

  • 1 – Consumo excessivo de sal

Elevar a pressão arterial e sobrecarregar o sistema de filtração dos rins são apenas algumas das consequências de uma dieta rica em sódio. Com o tempo, isso pode contribuir para danos nos rins e aumentar o risco de doença renal.

  • 2 – Ignorar infecções urinárias

As infecções do trato urinário (ITUs) não tratadas podem se espalhar para os rins, causando infecções mais graves e possíveis danos renais.

  • 3 – Não cuidar da pressão alta

A hipertensão é uma das principais causas de danos nos rins e, quando descontrolada, pode sobrecarregar os vasos sanguíneos nos rins e prejudicar sua função. Monitoramento regular, modificações no estilo de vida e adesão aos medicamentos prescritos podem prevenir complicações renais.

  • 4  – Consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode prejudicar a função renal e levar à doença renal. Isso se dá porque o álcool é um diurético que pode desidratar o corpo e sobrecarregar os rins.

  • 5 – Consumo excessivo de proteína

Consumir quantidades excessivas de proteínas, especialmente de origem animal, pode aumentar a carga de trabalho dos rins e causar estresse renal ao longo do tempo  É aconselhável moderação no consumo de proteínas e consultar um nutricionista para ajudar a determinar os níveis certos com base nas necessidades individuais.

  • 6 Hidratação inadequada

Não beber água suficiente pode sobrecarregar os rins, impedindo sua capacidade de eliminar as toxinas de forma eficaz. A desidratação pode levar à formação de cálculos renais e infecções do trato urinário. É extremamente importante beber uma quantidade adequada de água diariamente, especialmente em dias quentes ou durante atividades físicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES