Esses 8 hábitos comuns evitam vários tipo de câncer e você deve adotar

Estudo mostrou como as pessoas podem reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer ao adotar oito hábitos

Os oitos hábitos, de fato, contribuem para a prevenção do câncer, diz estudo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado na revista médica BMC Medicine, mostrou como as pessoas podem reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer ao adotar oito hábitos na rotina. A pesquisa tinha como intuito investigar se as recomendações de saúde do Fundo Mundial de Investigação do Câncer (WCRF, em inglês) impactavam os riscos de tumores.

A análise do estudo partiu de um sistema de pontuação padronizado, com o risco de todos os tipos de câncer combinados e de quatorze cânceres para os quais existem fortes evidências de ligações com aspectos do estilo de vida. Para alcançar os resultados, foram utilizados dados de 94.778 participantes (53% mulheres, com idade média de 56 anos).

Com o fim da análise, pode-se concluir que uma maior adesão às recomendações baseadas no estilo de vida foi associada à redução do risco de todos os tipos de câncer combinados e de câncer de mama, colorretal, rim, esôfago, ovário, fígado e vesícula biliar. Portanto, as descobertas apoiam que as recomendações do WCRF, de fato, contribuem para a prevenção do câncer.

Quais são essas recomendações?

Limite o consumo de álcool

De acordo com WCRF, para a prevenção do câncer, é melhor não beber álcool. Isso porque há fortes evidências de que o consumo de bebidas alcoólicas pode causar vários tipos de câncer, como:

  • boca;
  • faringe;
  • laringe
  • esôfago (carcinoma espinocelular)
  • fígado
  • colorretal
  • mama (pré e pós-menopausa)
  • estômago

Não use suplementos para prevenção do câncer

Há fortes evidências de ensaios clínicos randomizados de que suplementos de betacaroteno em altas doses podem aumentar o risco de câncer de pulmão em algumas pessoas. E por outro lado, não há evidências fortes de que os suplementos dietéticos, além do cálcio para o câncer colorretal, possam reduzir o risco de câncer.

Amamentar

Outra recomendação é voltada para as mães. Estudos indicam que a amamentação protege contra o câncer de mama na mãe, além de promover o crescimento saudável do bebê.

Limite o consumo de fast food

Estudos já apontaram que as dietas que contêm maiores quantidades de “fast food” e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares são causas de ganho de peso, sobrepeso e obesidade. Maior gordura corporal é a causa de muitos tipos de câncer.

Limite o consumo de carne vermelha e processada

Uma das nossas recomendações para a prevenção do cancro é não comer mais do que quantidades moderadas de carne vermelha, como carne bovina, suína e de cordeiro, e comer pouca ou nenhuma carne processada. Muitos estudos ligam o consumo de carne vermelha ou processada a câncer colorretal.

Reduza o consumo de bebidas açucaradas

O consumo de bebidas adoçadas com açúcar é uma causa de ganho de peso, excesso de peso e obesidade  tanto em crianças como em adultos, especialmente quando consumidas frequentemente ou em grandes porções. As bebidas adoçadas com açúcar fazem isso promovendo a ingestão excessiva de energia em relação ao gasto energético. Há fortes evidências de que a maior gordura corporal é a causa de muitos tipos de câncer.

Não fume

Há uma relação bem estabelecida entre o hábito de fumar e o câncer. O cigarro contém mais de 7.000 substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são conhecidas por serem prejudiciais à saúde, e mais de 60 são reconhecidas como carcinogênicas, ou seja, têm o potencial de causar câncer.

Evitar excesso de sol

A exposição excessiva ao sol, especialmente aos raios ultravioleta (UV), está associada a um aumento do risco de desenvolver câncer de pele. Por isso, é importante evitar se expor ao sol e sempre que o fizer, usar protetor solar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES