Esses 8 sinais pode indicar que você tem TDAH e não sabe; descubra

A condição afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)

Os portadores de TDAH têm alterações na região frontal e em suas conexões com outras regiões do cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), geralmente se manifesta de forma diferente em adultos? É possível que você esteja convivendo com um adulto com a condição e não saiba. No entanto, alguns sinais podem indicar o déficit. De acordo com especialistas, determinados critérios podem ajudar a definir um diagnóstico de TDAH, como algumas formas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

A literatura médica entende que, muitas vezes, a hiperatividade diminui com o passar dos anos, dando lugar a comportamentos como desatenção, inquietação interior e os problemas de regulação dos próprios sentimentos. Consequentemente, os adultos com TDAH têm problemas para organizar sua vida cotidiana ou seu trabalho.

Confira alguns sinais associados ao transtorno na vida adulta:

  • 1. Dificuldade em manter a atenção

Isso pode incluir ser facilmente distraído, perder detalhes importantes, ter dificuldade em ouvir outras pessoas e incapacidade de concluir tarefas ou projetos.

  • 2. Problemas de memória

Uma pessoa com TDAH pode experimentar esquecimento com mais frequência do que uma pessoa sem o transtorno.

  • 3. Problemas de gerenciamento de tempo

Adultos com TDAH são mais propensos a procrastinar ou ignorar tarefas que podem achar chatas ou se atrasar para eventos ou compromissos importantes.

  • 4. Impulsividade

Isso pode se manifestar de várias maneiras em adultos com TDAH. Por exemplo, eles tendem a falar muito e muitas vezes interrompem os outros. Alguns terminam relacionamentos prematuramente, mudam de emprego ou pedem demissão antes de conseguirem um novo trabalho, sem pensar nas consequências.

  • 5. Dificuldade em gerenciar emoções

Muitos adultos com TDAH lutam para equilibrar suas emoções. Geralmente, eles se irritam facilmente e têm baixa tolerância à frustração. Quando estão estressados, têm dificuldade em cumprir seus deveres no trabalho.

  • 6. Autoimagem negativa

Adultos com TDAH costumam ser excessivamente críticos consigo mesmos. Eles podem estar inseguros sobre problemas de memória e dificuldades de concentração que levam a uma autoimagem negativa.

  • 7. Abuso de substâncias

Alguns adultos com TDAH abusam de substâncias como álcool, tabaco ou drogas, na esperança de aliviar a ansiedade, melhorar a concentração e dormir melhor.

  • 8. Desempenho inconsistente no trabalho ou na escola

O TDAH pode dificultar que as pessoas lidem consistentemente com suas responsabilidades diárias e tenham um bom desempenho no trabalho ou na escola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES