Esses são 3 sintomas não falados da depressão para você ficar em alerta

De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%

O Brasil é o país com a maior prevalência desta doença na América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerada a doença do século, a depressão tem ganhado cada vez mais espaço nos debates sobre saúde mental e também em estudos. É sabido na literatura médica que a tristeza, solidão, isolamento, diminuição do humor, falta de energia, pensamentos negativos, distúrbios do sono e alimentares são os sinais mais relatados da depressão.

A doença, no entanto, também pode se manifestar de forma incomum e ser confundida muitas vezes com outras condições. Com isso é necessário estar atento e observar que a presença de um ou mais sintomas não confirma o diagnóstico do distúrbio, mas pode indicar um sinal de alerta.

O que é a depressão?

A depressão pode afetar qualquer pessoa e alcança todos os aspectos da vida, incluindo relacionamentos e trabalho. Além disso, o transtorno depressivo pode começar em qualquer idade, com idade média de início em torno dos 25 anos. A condição pode ser categorizada como leve, moderada ou grave dependendo do número e da gravidade dos sintomas, bem como do impacto no funcionamento do indivíduo.

Certos quadros de depressão apresentam episódios isolados do distúrbio grave seguidos de muitos anos sem sintomas, enquanto outros apresentam grupos de episódios e outros ainda apresentam episódios cada vez mais frequentes com o aumento da idade. A seguir, você conhece 3 sintomas incomuns e poucos falados dessa doença.

  • Dores físicas inexplicáveis

Pessoas deprimidas também podem relatar dores crônicas, dores de cabeça, dores musculares e outros desconfortos físicos que não têm uma causa médica aparente.

  • Culpa

Pessoas deprimidas podem se sentir excessivamente culpadas, mesmo por coisas que estão fora de seu controle, e ter uma visão negativa de si mesmas.

  • Irritabilidade

Algumas pessoas deprimidas tornam-se irritadas, descontando essa raiva em praticamente tudo e em todos na sua vida. Eles têm mudanças de humor inexplicáveis 

Dados assustadores

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 280 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. E embora existam tratamentos conhecidos e eficazes para transtornos mentais, mais de 75% das pessoas em países de baixa e média renda não recebem tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES