Esses são 7 sinais da diabetes que surgem na boca e você não sabe

Os primeiros sinais do diabetes tipo 1 podem surgir na boca, na maioria das vezes

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país com a maior incidência de diabetes no mundo, atingindo cerca de 16,8 milhões de brasileiros. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diabetes tipo 1 ocorre quando o organismo não consegue produzir insulina, um hormônio que é necessário para controlar a quantidade de glicose no sangue. Normalmente, a insulina é produzida pelo pâncreas para levar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia. Nos portadores de diabetes, isto não ocorre.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país com a maior incidência de diabetes no mundo, atingindo cerca de 16,8 milhões de brasileiros. Com números tão alarmantes é de suma importância conhecer os fatores de risco e sintomas dessa condição. Os primeiros sinais, inclusive, podem surgir na boca. 

Quais são os sinais que aparecem na boca?

Como essa doença afeta o controle da glicemia no organismo, que reflete na circulação sanguínea e diminui o fluxo salivar, isso consequentemente resulta em uma boca mais seca e alterações no pH da saliva, perdendo assim o seu efeito protetor. 

Em resultado disso, a cavidade bucal fica mais propensa a infecções como periodontite, além de uma maior suscetibilidade à ação do vírus do herpes e da cândida. Segundo especialistas, a diabetes pode não apresentar sintomas óbvios no início. Porém, alguns sinais se manifestam na boca e merecem sua atenção, são eles:

  • 1) Boca seca

A secura da boca, também conhecida como xerostomia, é uma consequência da menor produção de saliva em resposta ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.

  • 2) Gengiva vermelha e sensível

O aumento da taxa de açúcar no sangue facilita a proliferação de bactérias na boca, o que pode resultar em gengivas avermelhadas, sensíveis e doloridas, podendo até sangrar durante a escovação.

  • 3) Perda de dentes

Dentes podem ser perdidos mais facilmente quando o diabetes está descontrolado. Isso ocorre devido à maior propensão a doenças periodontais, cáries e outras infecções bucais.

  • 4) Aumento do açúcar na saliva

A elevação dos níveis de glicose na saliva propicia um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, aumentando a probabilidade de cáries e infecções bucais.

  • 5) Mau hálito

O hálito cetônico, um cheiro de frutas apodrecidas, é comum quando a doença está descontrolada e os níveis de açúcar estão muito altos ou muito baixos. É indicativo vital para o diagnóstico da diabetes, principalmente quando associado a outros sintomas, como aumento da sede, micção frequente e fadiga.

  • 6) Demora da cicatrização

A diabetes pode comprometer a capacidade do organismo de se recuperar de ferimentos, o que pode resultar em complicações pós-procedimentos odontológicos.

  • 7) Aftas

A presença de aftas e machucados na boca é mais comum entre pacientes diabéticos, principalmente quando a doença está descompensada.

Diante desses sintomas, os pacientes com diabetes devem fazer visitas regulares ao dentista, além de manter uma higiene bucal adequada. A identificação precoce e o tratamento correto da doença são essenciais para a manutenção da saúde bucal e geral do paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES