Esses são 7 sinais que podem apontar que você tem intolerância à lactose

No Brasil, 51% da população tem tendência a desenvolver intolerância à lactose, segundo estudo realizado pelo laboratório de genética Genera

Estima-se que a intolerância possa fazer parte do dia a dia de 70% dos brasileiros, mas aproximadamente 60% destas pessoas nem sabem disso | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagina saborear um queijo Minas delicioso, com um cafezinho, experimentar aquele doce de leite que só sua avó sabe fazer ou matar a vontade de tomar um chocolate quente assistindo ao seu filme preferido. Essas são situações cotidianas simples e prazerosas, mas que, para muitos, podem se transformar em corridas intermináveis ao banheiro, diarreias, gases e dores abdominais insuportáveis. 

Esses problemas são provocados devido a intolerância à lactose. Essa condição acomete pessoas de todas as faixas etárias, até mesmo os bebês. Esse problema é definido pela incapacidade do corpo em digerir devidamente lactose, o açúcar encontrado no leite. O distúrbio afeta até 70% da população mundial em algum grau, conforme o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

Os sintomas aparecem entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de laticínios. Os mais comuns são: inchaço abdominal, cólicas, gases, flatulência, diarreia, assaduras, náuseas, vômitos, cãibras e, algumas vezes, constipação intestinal.

O que causa o distúrbio digestivo?

A intolerância à lactose é causada pela ausência parcial da enzima lactase e pode ter origem genética, se mostrando desde a infância, ou surgir já na idade adulta. O problema acontece no intestino delgado, que é onde a lactose deve ser quebrada nos dois açúcares simples que a formam: galactose e glicose.

Esse trabalho é realizado pela enzima lactase, que tem a função de facilitar a absorção dos alimentos. Quando está deficiente ou ausente, a lactose acaba não sendo corretamente digerida e acaba fermentando no intestino. “Como consequência, essa substância chega ao intestino inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas”, explica o Gerente Técnico do Laboratório Lustosa, João Campos.

O problema costuma ser muito confundido com a alergia ao leite, mas são completamente diferentes. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).

Sinais de que você tem intolerância à lactose

Quando a lactose não é devidamente processada, ela permanece no trato intestinal e passa a ser fermentada pela flora bacteriana presente ali. O processo atrai líquido para nosso cólon e eleva a produção de gases, originando os sintomas mais familiares deste problema. E que sintomas são esses? Veja os mais comuns a seguir:

  • Som audível do movimento intestinal: ocorre como borbulhas ou ruídos vindos do trato digestivo, e também pode gerar flatulências;
  • Diarreia: a intolerância à lactose gera diarreia algumas horas após o consumo de produtos lácteos;
  • Dores abdominais: pessoas com intolerância à lactose experienciam dores abdominais que podem variar de leves a severas;
  • Sensação de inchaço: o acúmulo de gases no sistema gastrointestinal pode causar uma sensação de inchaço e desconforto abdominal;
  • Náusea e vômitos: dependendo do grau da intolerância, algumas pessoas podem experimentar náuseas e vômitos após a ingestão de derivados do leite;
  • Diarreia ácida: em casos mais sérios, a diarreia resultante pode ser ácida, causando irritação na pele ao redor do ânus;
  • Perda de peso: em casos mais graves de intolerância à lactose, é possível que haja perda de peso e desidratação como resultado de uma ingestão inadequada de líquidos e nutrientes.

Como é o diagnóstico dessa doença?

Geralmente, o profissional solicita que o paciente suspenda o consumo de alimentos com lactose por um período para verificar se os sintomas reduzem ou desaparecem. Depois, o paciente volta a ingerir a substância para avaliar se os desconfortos retornam.

Outra forma para identificação da intolerância à lactose se trata do teste de hidrogênio respiratório. Ele é um exame não invasivo que analisa o ar expirado pela pessoa antes e depois da ingestão de uma dose de lactose. Quando a lactose começa a fermentar no intestino, há uma superprodução de hidrogênio. Se o teste revelar que o ar exalado é rico nesse gás, é um indicativo de intolerância à lactose. Um teste genético, por outro lado, pode determinar a possível origem ou predisposição genética (homozigótica e heterozigótica) da doença.

Como lidar com a intolerância à lactose?

Lidar com a intolerância à lactose é um grande desafio, mas não um bicho de sete cabeças. O hábito de manter uma dieta balanceada e evitar alimentos que contenham lactose é essencial. No entanto, em casos menos severos, consumir uma pequena quantidade de lactose de vez em quando pode não ter efeitos colaterais significativos.

A intolerância à lactose não implica necessariamente em uma alimentação sem sabor. Apesar de não poder consumir leite e seus derivados, quem tem intolerância à lactose ainda pode desfrutar de uma dieta equilibrada e saborosa com carnes, ovos, frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e sementes, que não contêm lactose. Além disso, há produtos “sem lactose” disponíveis no mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES