Esses são os alimentos que podem reduzir o risco de morte prematura

A substituição de carnes vermelhas e processadas podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes

O estudo ressalta que até mesmo alterações relativamente mínimas na dieta podem promover uma melhora considerável na saúde | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma recente análise publicada no periódico BMC Medicine mostrou que comer menos alimentos de origem animal, especialmente as carnes processadas, substituindo por grãos integrais, legumes e nozes pode estar relacionado a uma redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

A base do estudo foram dados de 37 estudos, sendo especialmente útil por detalhar quais alterações na dieta estão mais intimamente ligadas a uma saúde melhor. Uma porção diária de carnes processadas, como frios, salsicha, linguiça e bacon, substituída por uma porção de grãos integrais, nozes ou feijão, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares em 23% a 36%.

“Os alimentos de origem vegetal estão cheios de gorduras saudáveis para o coração e fibras, que podem auxiliar no controle do açúcar no sangue e na redução do risco de diabetes”, diz Qi Sun, professor associado de nutrição e epidemiologia da Harvard T.H. Chan School of Public Health, que não participou do estudo.

Quais os benefícios das substituições?

Essas carnes vermelhas e processadas são ricas em gordura saturada, sódio ou certos compostos que podem promover a inflamação, contribuindo para o risco de doenças crônicas. Em contrapartida, o consumo de nozes em substituição à carne processada pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e morte precoce. Além dessas vantagens, estima-se que a substituição da carne vermelha não processada por alimentos à base de vegetais seja benéfica, embora o risco seja menor e as evidências, menos seguras.

Pequenas mudanças, grandes impactos

O estudo ressalta que até mesmo alterações relativamente mínimas na dieta podem promover uma melhora considerável na saúde. “Adotar uma dieta baseada em vegetais não significa necessariamente eliminar todos os produtos de origem animal”, explica Sabrina Schlesinger. Ela é epidemiologista e cientista de nutrição do Centro Alemão de Diabetes.

O hábito de reduzir o consumo de carne vermelha pode ajudar a ter uma dieta melhor, que também é boa para o meio ambiente e para o bolso. Além de ser benéfico para a saúde cardiovascular, segundo diversos especialistas. As substituições gradualmente feitas, como substituir parte da carne moída por feijão, são passos simples que fazem a diferença.

Há uma preocupação comum quanto à obtenção de proteína suficiente ao comer menos carne. Contudo, alimentos como feijão, tofu e nozes fornecem proteína de alta qualidade. “Ao reduzir o consumo de carne e adicionar esses alimentos nutritivos à base de plantas, não há como errar”, finaliza Sun.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES