Esses são os melhores alimentos para o cérebro e você não come o suficiente

Especialista apontou seis alimentos que são ótimos para o cérebro e você não consome o suficiente

A forma como você escolhe os alimentos pode induzir um aumento benéfico para o cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você acompanha artigos de bem-estar e saúde, provavelmente conhece a importância da alimentação e a saúde mental. A forma como você escolhe os alimentos pode induzir um aumento benéfico para o cérebro, como melhorar o humor, aguçar a memória e ajudar o cérebro a funcionar com mais eficiência

Assim como a ciência explica que o intestino e cérebro estão interligados, a dieta e a saúde mental também estão internamente ligadas. A psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, estuda essa relação a fundo.  

De acordo com a especialista, a relação cérebro-intestino tem a ver com o fato de que ambos se originam das mesmas células embrionárias e permanecem conectados à medida que o ser humano se desenvolve. É por isso que existe uma ligação direta entre a alimentação e o humor.

Melhores alimentos para o seu cérebro

A pesquisadora cita os melhores alimentos para estimular o cérebro, que a maioria das pessoas não estão comendo o suficiente.

Especiarias

A especialista destaca o poder do açafrão, que ajuda a reduzir a ansiedade. Segunda ela, em 2013, uma meta-análise de cinco estudos randomizados e controlados publicados anteriormente descobriu que consumir açafrão reduz significativamente os sintomas de depressão. A cúrcuma também tem benefícios para o bem-estar mental. Ela explica que o ingrediente ativo dessa especiaria pode diminuir a ansiedade e alterar a química cerebral correspondente, protegendo o hipocampo.

Alimentos fermentados

Exemplos de alimentos fermentados incluem iogurte natural com culturas ativas, chucrute, kimchi e kombucha. Todas essas são fontes de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal e oferecer várias vantagens ao cérebro. Uma revisão de 45 estudos de 2016 indicou que alimentos fermentados podem proteger o cérebro em animais, melhorando a memória e retardando o declínio cognitivo.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é uma excelente fonte de ferro, que ajuda a formar a cobertura que protege os neurônios e ajuda a controlar a síntese das substâncias químicas e as vias químicas envolvidas no humor. Em 2019, uma pesquisa transversal com mais de 13.000 adultos descobriu que as pessoas que comem regularmente chocolate amargo tiveram um risco 70% menor de apresentar sintomas de depressão.

Abacate

Os abacates têm quantidades relativamente altas de magnésio, o que é importante para o bom funcionamento do cérebro. Segundo Naidoo, o primeiro relatório de tratamento com magnésio para depressão foi publicado em 1921 e mostrou sucesso em 220 de 250 casos.

Desde então, inúmeros estudos sugeriram que a depressão está relacionada à deficiência de magnésio. Vários estudos de caso, nos quais os pacientes foram tratados com 125 a 300 miligramas de magnésio, demonstraram uma rápida recuperação da depressão maior, geralmente em menos de uma semana.

Nozes

As nozes têm gorduras e óleos saudáveis que nosso cérebro precisa para funcionar bem, juntamente com vitaminas e minerais essenciais – por exemplo, o selênio na castanha-do-pará. Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes dos ácidos graxos ômega-3 nas nozes são uma grande promessa para melhorar o pensamento e a memória. A professora recomenda comer 1/4 xícara por dia (não mais que isso) como um lanche ou adicionado à salada ou acompanhamento de vegetais.

Folhas verdes

As folhas verdes contêm vitamina E, carotenoides e flavonoides, que são nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo. Outro benefício é que eles são uma fonte incrível de folato, uma forma natural de vitamina B9 que é importante na formação de glóbulos vermelhos. É importante saber que a deficiência de folato pode ser a base de algumas condições neurológicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES