Esses são os perigos da deficiência da vitamina B12 que você não sabe

A dieta não é o único fator para desencadear a deficiência da vitamina B12

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a vitamina B12 desempenha um papel importante em várias funções no organismo humano? Essa substância é crucial para a produção de glóbulos vermelhos, a saúde do sistema nervoso, a replicação de DNA e o metabolismo energético. Além destes, essa vitamina ainda está envolvida na manutenção da saúde cerebral e na função cognitiva.

Com essas informações, você já pode imaginar que a deficiência dessa substância pode ocasionar diversas consequências à saúde. A seguir, confira 4 condições que a falta de vitamina B12 no organismo pode causar na sua vida e no seu corpo. 

Problemas de visão

A deficiência de vitamina B12 pode afetar negativamente a visão, danificando o nervo óptico, um componente crítico do sistema visual. Isso pode levar a vários problemas de visão, incluindo visão turva ou dupla. O nível baixo dessa substância pode até resultar em perda permanente da visão. A B12 é essencial para a manutenção das células nervosas e sua escassez pode prejudicar o funcionamento do nervo óptico, comprometendo a transmissão da informação visual ao cérebro.

Língua inchada

A deficiência de vitamina B12 pode causar língua inchada, vermelha e dolorida, uma condição conhecida como glossite. A substância é necessária para manter a saúde da mucosa oral e promover o crescimento celular normal. Na sua ausência, a membrana mucosa da boca inflama e a língua pode aumentar de tamanho, causando desconforto e dificuldade para falar e comer.

Problemas de memória

A vitamina desempenha um papel fundamental na saúde cognitiva. É indispensável para a produção de mielina, uma bainha protetora que envolve as células nervosas que melhora a transmissão eficiente de sinais. A deficiência pode levar à desmielinização, afetando funções cognitivas como memória, concentração e processamento de informações. Níveis baixos de B12 também têm sido associados a transtornos de humor, como depressão e ansiedade, influenciando ainda mais o bem-estar cognitivo.

Anemia

A vitamina B12 é essencial para prevenir um tipo específico de anemia conhecida como anemia megaloblástica ou perniciosa. Na medula óssea, a B12 está envolvida na produção de glóbulos vermelhos. Quando os níveis de vitamina B12 são insuficientes, as células tornam-se maiores e menos funcionais, causando uma redução no número total de glóbulos vermelhos.

Isso resulta em anemia megaloblástica, caracterizada por fadiga, fraqueza e pele pálida. Níveis adequados de vitamina B12 são vitais para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, garantindo o transporte eficiente de oxigênio e prevenindo a anemia.

Como funciona a reposição da vitamina B12?

Profissionais de saúde podem recomendar a suplementação via oral, incluindo comprimidos, cápsulas e gotas ou através de injeções. Em casos de deficiência grave, pode haver a indicação de injeções intramusculares da vitamina. Segundo o Ministério da Saúde, não há um esquema único de tratamento preconizado para reposição. Mais de um esquema de tratamento comprovou-se eficaz em estudos controlados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES