Esses são os sintomas do câncer enfrentado por Marieta Severo; conheça

A atriz Marieta Severo, 76 anos, revelou neste domingo (24/9) que venceu um câncer no endométrio

A artista contou que o diagnóstico foi em estágio inicial, sendo possível começar o tratamento antes de qualquer complicação | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marieta Severo, de 77 anos, revelou neste último domingo (24), que foi acometida pelo câncer de endométrio. A artista contou que o diagnóstico foi em estágio inicial, sendo possível começar o tratamento antes de qualquer complicação. Ela optou pela retirada do útero e dos ovários para não haver novas manifestações da doença. 

“Descobri bem no início, não precisei fazer quimioterapia”, divulgou Marieta com alívio e determinação. O diagnóstico precoce e a atuação cirúrgica foram cruciais para o prognóstico positivo, o que deixou clara a importância do acompanhamento regular da saúde feminina.

Em entrevista para o jornal O Globo, a atriz falou sobre a importância da conscientização da doença. “Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após dos tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, declarou a atriz, que aceitou ser madrinha da campanha Setembro em Flor, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).

O que é o câncer de endométrio?

Esse tumor tem como principal característica o ataque ao tecido que reveste o interior do útero e é um dos cânceres mais fatais para mulheres ao redor do mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, o Brasil registrou cerca de 7,8 mil casos, levando quase duas mil mulheres à morte.

As mulheres acima dos 50 anos, especialmente pós-menopausa, são as mais atingidas pelo tumor endometrial. Este, por sua vez, é um dos cânceres que ocorre no corpo do útero, podendo também surgir raramente na musculatura externa uterina.

Principais sintomas

Este câncer se manifesta através de sintomas como sangramento vaginal fora do período menstrual ou mais intenso do que o habitual. Também é preocupante qualquer sangramento vaginal em mulheres que já passaram pela menopausa. Outros sintomas comuns incluem dores na parte inferior do abdômen, aumento do volume da barriga ou uma perda de peso intensa.

É possível prevenir o câncer de endométrio?

Engravidar, praticar atividade física e manter o peso adequado estão entre as melhores formas de prevenção deste câncer. Diferentemente de muitos cânceres ginecológicos, a vacinação do papilomavírus humano (HPV) não possui um papel crucial na prevenção deste maligno. Pela ausência de exames específicos de rastreamento para o câncer de endométrio, a prevenção, incluindo a prática regular de exercícios físicos e a alimentação balanceada, se torna vital.

O diagnóstico definitivo é normalmente apontado por uma biópsia com curetagem uterina. Os tratamentos geralmente passam por uma cirurgia para a retirada total do útero, dos ovários e das trompas. Dependendo do avanço da doença, quimioterapias ou radioterapias também podem ser recomendadas para prevenir o reaparecimento de tumores na região, algo que é lamentavelmente comum.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES