Esses são os sintomas silenciosos de TDAH para você ficar atento

Transtorno se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade; condição afeta mais de 2 milhões de brasileiros

A doença não tem cura, mas seus sintomas podem melhorar em algumas pessoas na fase adulta | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito se fala nele, mas você sabe realmente o que é o TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Alguns sintomas podem passar despercebidos e por isso são considerados silenciosos. 

O transtorno se tornou pauta nas redes sociais, no entanto é difícil diagnosticá-lo. Já que tem uma combinação grande de sintomas e podem ter diferentes graus de intensidade. O TDAH tem causas genéticas, os genes são responsáveis por uma predisposição à disfunção, que geralmente se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. 

Estudos do Instituto Paulista de Déficit de Atenção (IPDA) indicam que de 3% a 7% das crianças e adolescentes em idade escolar são diagnosticadas com o transtorno. A doença não tem cura, mas seus sintomas podem melhorar em algumas pessoas na fase adulta. Ainda assim, entre 50% a 60% dos diagnosticados continuam apresentando problemas relacionados à condição na fase adulta.

Sintomas silenciosos

Os sinais que um indivíduo está enfrentando TDAH podem ser classificados em duas categorias: desatenção e hiperatividade-impulsividade. Entre os sintomas de desatenção, destaca-se o desinteresse em seguir instruções e concluir tarefas, a dificuldade para manter o foco e o hábito de perder objetos necessários para atividades cotidianas.

Por outro lado, na categoria hiperatividade e impulsividade, os sintomas comuns são o excesso de energia, a necessidade de movimentar-se constantemente e a dificuldade em esperar a sua vez ou controlar a fala, interrompendo frequentemente a conversa de outros.

Diagnóstico de TDAH

Para se concluir um diagnóstico de TDAH, um fator predominante desta condição é quando uma criança possui ao menos seis sintomas de desatenção ou de hiperatividade e impulsividade por pelo menos seis meses, de forma incompatível com o seu nível de desenvolvimento.

Para maiores de 17 anos, ao menos cinco sintomas em uma das áreas já são suficientes para levantar suspeitas. Nessas situações, o acompanhamento de um especialista é indispensável. A detecção do TDAH é feita através da avaliação clínica do médico, visto que não existe um teste específico para confirmar a presença do transtorno. O profissional observa a prevalência dos sintomas, o contexto em que ocorrem e outros fatores.

Tipos de TDAH

  • O TDAH pode ser classificado em três tipos, dependendo da predominância dos sintomas:
  • TDAH predominantemente desatento: a principal manifestação são os sintomas de desatenção;
  • TDAH predominantemente hiperativo-impulsivo: a maior parte dos sintomas estão relacionados à hiperatividade e impulsividade;
  • TDAH combinado: quando os sintomas de ambas categorias estão igualmente presentes;

Indivíduos com TDAH apresentam mudanças estruturais no cérebro, como alterações na região frontal e nas conexões entre células nervosas. Essas alterações podem ser causadas por fatores genéticos ou ambientais.

Existe tratamento para TDAH?

O TDAH deve ser tratado de modo combinado com medicamentos, psicoterapia, e se necessário, fonoaudiologia (quando houver transtornos de fala e ou de escrita). É muito importante também a orientação aos pais e professores, utilizando ensino de técnicas específicas para o paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES