Esses sinais alertam para a falta desta vitamina que pode evitar anemia

Anemia, problemas neurológicos e comprometimento cognitivo são apenas algumas doenças que podem aparecer

Esses sinais podem aparecer no rosto, braços e pele | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a vitamina B12 é um nutriente essencial no organismo humano? Esse composto desempenha um papel muito importante no apoio a função corporais importantes, como a produção de glóbulos vermelhos, funções nervosas e síntese de DNA. Doenças como anemia, problemas neurológicos e comprometimento cognitivo são apenas alguns dos problemas de saúde que podem resultar em decorrência da sua deficiência.

Caso não sejam tratados a tempo, esses problemas de saúde podem levar ainda mais a complicações graves de saúde. Mas como saber se estou enfrentando um quadro de síndrome de deficiência de vitamina B12? A seguir, confira os principais sinais resultantes da falta do composto que podem aparecer no rosto, braço e pele.

  • Fadiga extrema ou cansaço

A criação de glóbulos vermelhos, que fornecem oxigênio aos tecidos do corpo, depende da vitamina B12. A anemia, que pode ocorrer quando o seu corpo sofre de falta de vitamina B12, pode fazer com que você se sinta cansado e exausto.

  • Dormência e formigamento

A função do sistema nervoso depende da vitamina B12. Dormência e formigamento nas mãos e pés podem resultar em danos nos nervos causados pela deficiência de vitamina B12.

  • Pele pálida

A melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, só pode ser produzida quando a vitamina B12 está presente. É possível a pele ficar mais clara devido à deficiência de vitamina B12.

  • Constipação ou diarreia

O trato digestivo pode ser potencialmente afetado pela vitamina B12. Constipação, diarreia e outros problemas digestivos podem resultar da falta de vitamina B12.

Qual é o tratamento?

O tratamento da deficiência de vitamina B12 geralmente envolve a administração de suplementos, que podem ser administrados oralmente ou por injeção, dependendo da gravidade da deficiência. Se a deficiência for causada por problemas de absorção, o médico pode recomendar injeções regulares de vitamina B12 para garantir a absorção adequada. Com isso, é importante diagnosticar e tratar a deficiência de vitamina B12 o mais cedo possível, pois a falta dessa vitamina pode levar a complicações graves, especialmente se não for tratada adequadamente.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES