Esses sinais durante o sono podem indicar um futuro diagnóstico de demência

Previsão aponta 2,78 milhões de brasileiros com demência até o final desta década e a 5,5 milhões em 2050

Com o crescimento da população mundial e o incremento na expectativa de vida, mais casos de demência são esperados | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, ao menos 1,76 milhão de brasileiros com mais de 60 anos vivem com alguma forma de demência, um conjunto de enfermidades sem cura que, por mecanismos diferentes, causam a perda progressiva das células cerebrais e levam à incapacitação e à morte.

A maior parte dessas pessoas – uma fração ainda não bem conhecida que, segundo especialistas, pode superar 70% do total – nem sequer tem diagnóstico, o que as impede de receber tratamento adequado para ajudar a controlar as alterações de memória, raciocínio, humor e comportamento que surgem com a progressão da doença

A demência pode apresentar diversos sinais anos antes de a doença ser diagnosticada clinicamente. Segundo especialistas, alguns desses sinais podem ser observados especificamente durante o sono e foram considerados um potencial indicativo de desenvolvimento de demência.

Esses sinais geralmente surgem durante a fase mais profunda do sono, o REM, que acontece aproximadamente 90 minutos após o adormecimento inicial. Neste estágio, os sonhos costumam ser mais vívidos, resultando em vocalizações e movimentos repentinos e violentos com braços e pernas.

Especialistas da Universidade de Toronto apontam que gritos e chutes durante o sono REM podem indicar pré-sintomas de enfermidades neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. No estudo liderado pelo professor associado do Departamento de Fisiologia da Universidade de Toronto, John Peever, foi observado que as primeiras células cerebrais a serem afetadas em condições como o Alzheimer são aquelas que controlam o sono REM.

Esse comportamento durante o sono sempre resulta em demência?

Não, apesar das evidências. Peever ressalta que ter o distúrbio comportamental do sono REM não é uma garantia de desenvolvimento de problemas neurológicos, embora as evidências obtidas no estudo indiquem um sinal de alerta. Por isso, reconhecer esse distúrbio como uma possível indicação de alterações no cérebro pode ser crucial para diagnosticar pacientes em estágios iniciais da doença.

Fique atento

Ficar atento aos sinais e sintomas iniciais da demência está permitindo diagnósticos mais precoces e, portanto, melhores resultados para o tratamento e a gestão dessa condição. Portanto, mesmo que um comportamento agitado durante o sono REM não seja indício garantido de demência, a atenção a tais comportamentos pode ser de grande valor para a saúde do cérebro a longo prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES