Esta máquina queridinha da cozinha pode ter mais bactérias do que a privada

Descubra que máquina é essa e aprenda a fazer a limpeza adequada

A cozinha é um local que precisa de cuidados e de limpeza para evitar a proliferação de bactérias | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma investigação realizada pela organização de saúde pública sem fins lucrativos, NSF International, mostrou que as máquinas de café podem ter duas vezes mais bactérias do que as privadas, que você usa na sua casa. Isso acontece principalmente pela falta de limpeza adequada do equipamento.

O interior de uma máquina de café é um ambiente úmido e quente, o que torna esse um lugar ideal e altamente fértil para a reprodução e proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos. Uma medida simples, mas eficaz para evitar que as bactérias façam morada na sua máquina de café é a limpeza periódica do equipamento.

O ideal é que você lave a máquina diariamente, retirando todas as peças removíveis e higienizando cada uma delas para diminuir a acumulação de resíduos. Para que a limpeza seja mais eficaz e mais profunda, o ideal é que se use uma solução de água com vinagre branco. O vinagre ajuda a descalcificar e a desinfetar os componentes internos do equipamento. É importante que depois disso, todo o vinagre seja removido, para isso podem ser realizados alguns ciclos de água.

Como manter as bactérias longe da sua cozinha

Lixeiras

O ideal é que a lixeira seja do tipo com pedal, para que a pessoa não precise abrir a tampa com as mãos, enquanto está cozinhando. Outra dica importante é deixá-la sempre no chão para que os restos de comida, que podem contribuir para a proliferação de bactérias, não tenham qualquer contato ou proximidade com os alimentos que ficam na pia.

Panos de Prato

Esses são itens comuns e indispensáveis na cozinha, mas requerem alguns cuidados, já que são  acumuladores de bactérias. Para fazer a limpeza correta deles e evitar a contaminação, é importante lavá-los com água quente e sabão neutro. Uma alternativa para aqueles que estiverem mais manchados é colocá-los de molho em um recipiente com água sanitária. Depois coloque-os para secar ao ar livre.

Pia

A pia é o lugar onde ocorre a limpeza de toda a louça da cozinha e por onde passam muitos restos de alimentos, por isso ela acaba se transformando em um local que acumula muita sujeira e bactérias. Para minimizar isso e manter a pia sempre higienizada, uma alternativa é borrifar nela uma mistura de 500 ml de água com 1 colher de sopa de água sanitária todas as noites.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES