Estas mudanças na urina podem indicar problemas graves de saúde; não ignore

É importante ficar atento a qualquer mudança que possa aparecer no seu corpo, pois elas podem indicar que algo não vai bem

Algumas mudanças na urina ou na frequência urinária podem significar problemas de saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É importante ficar atento a qualquer mudança que possa aparecer no seu corpo, pois elas podem indicar que algo não vai bem. Isso serve inclusive para a urina, que pode apresentar alterações na cor, na frequência e pode inclusive apresentar a presença de outros elementos que podem indicar a ocorrência de doenças. Para entender melhor essas alterações, o agregador de blogs HuffPost falou com vários especialistas e traremos aqui alguns aspectos que merecem atenção.

Níveis de estrogênio baixos

Os níveis de estrogênio do corpo podem baixar e esse é um dos sinais do estágio inicial da menopausa. Essa mudança no organismo pode levar a pessoa a apresentar um aumento da frequência urinária, indo ao banheiro com mais frequência. Apesar de ser algo natural na vida da mulher, é uma fase que merece um pouco mais de atenção.

Crescimento da próstata

A próstata é uma glândula que fica na base da bexiga. Quando ela cresce, pode haver dificuldade na passagem da urina, o que causa um aumento da frequência urinária. Esse pode ser um sinal de câncer e é necessário que se procure um atendimento médico o quanto antes. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Infecção

Outro problema que interfere na frequência urinária e no aspecto da urina é a infecção urinária. Esse é um problema comum, principalmente nas mulheres. Entre os sintomas estão dor ao urinar, urgência para urinar e urina com cheiro forte ou turva. Na presença destes sintomas, é importante que se busque um médico para que seja realizado o disgnóstico e o tratamento adequado.

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença que afeta o metabolismo da glicose e pode ser um problema grave se não for controlada da forma correta. Um dos sintomas comuns da doença é a vontade frequente de urinar, principalmente à noite. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. 

Prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que afeta muitas pessoas e, como consequência, ele pode fazer com que a bexiga fique pressionada, aumentando a frequência urinária. Essa condição é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES