Este fruto que você tem em casa previne doenças e protege o coração

Ele é comum na alimentação do brasileiro, compondo pratos variados, e é rico em benefícios para a saúde

O tomate é um fruto rico em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tomate é um alimento coringa e está sempre presente na alimentação do brasileiro. Ele contribui para dar sabor a variados pratos, principalmente saladas de diversos tipos. O fruto também é um importante aliado de dietas veganas, vegetarianas e fitness. Mas afinal, quais os benefícios do tomate para a nossa saúde?

A nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite, explica. "Exemplo importante é o licopeno, que está presente no tomate e, principalmente, no cozido que melhora a biodisponibilidade. O molho de tomate tem uma quantidade imensa de licopeno que tem ação protetora", relata em entrevista para o Sport Life.

🍅 NUTRIENTES. A presença das vitaminas A, B, C, K e dos minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro demonstram a riqueza de nutrientes no tomate. O conjunto das vitaminas funciona como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o estresse oxidativo, que pode causar danos celulares e desencadear condições que contribuem para o surgimento de doenças. Enquanto isso, os minerais desempenham um papel crucial para o funcionamento adequado do corpo.

IMPORTÂNCIA DO POTÁSSIO. O potássio está associado à saúde cardiovascular, ao funcionamento adequado dos nervos e dos músculos. Um tomate médio possui aproximadamente 300 mg de potássio, enquanto uma xícara de suco de tomate fornece cerca de 534 mg e meia xícara de molho de tomate contém 454 mg.

❤️ PROTEGE O CORAÇÃO. O tomate está presente em uma variedade de pratos, incluindo molhos, saladas, sucos, sopas, ketchup e pastas, proporcionando benefícios cardiovasculares a longo prazo. Especialmente quando consumido na forma industrializada, o tomate oferece antioxidantes que contribuem para esses benefícios.

Dados

No segundo semestre de 2021, a consultoria Euromonitor revelou que o tomate é o fruto mais consumido no Brasil e tem destaque nas vendas globais. O país ocupa o quarto lugar no ranking de vendas entre os principais países das Américas, Europa e Ásia, excluindo o Oriente Médio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Brasil produziu precisamente 3.917.967 toneladas de tomate em uma área de 54,5 mil hectares, alcançando um rendimento médio de 71,8 toneladas por hectare.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES