Este hábito pode aumentar imunidade das mulheres em apenas 15 min

O estudo investigou as respostas imunológicas de mulheres com idade entre 18 e 40 anos

A atividade física ajuda a melhorar a imunidade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praticar exercícios por pelo menos 15 minutos diários é o bastante para estimular a produção das células de defesa do corpo conhecidas como NK (Natural Killer, em inglês), conforme um estudo realizado com mulheres por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. Essas células NK desempenham um papel crucial na proteção do organismo contra células invasoras, infectadas e até mesmo cancerígenas, constituindo uma parte essencial do sistema imunológico.

“Mobilizar mais destas células pode levar à proteção do corpo contra infecções, ao reduzir a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajudar a melhorar a resposta do corpo”, explicou a autora do estudo, Rebekah Hunt, segundo um comunicado da Sociedade Americana de Fisiologia (APS, em inglês).

Sobre o estudo. O estudo investigou as respostas imunológicas de mulheres com idades entre 18 e 40 anos. Essas participantes realizaram exercícios em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos, mantendo um ritmo moderado.

Resultados. Amostras de sangue foram coletadas das participantes antes do exercício, aos 15 minutos, aos 30 minutos e após o término da atividade. Os resultados revelaram que os níveis de células NK aumentaram após 15 minutos de exercício, embora não tenham necessariamente atingido picos mais elevados na segunda coleta.

"Os resultados sugerem uma relação direta com um relatório anterior sobre o efeito que a atividade física regular para limitar ou retardar o envelhecimento do sistema imunológico e pode explicar a redução da incidência de câncer entre pessoas fisicamente ativas ao longo da vida", diz o estudo.

Qual a intensidade do exercício? A pesquisadora principal afirmou que os resultados indicam a importância de realizar exercícios de intensidade moderada, especialmente para pacientes que enfrentam limitações em sua capacidade de exercício devido a condições físicas, como idosos, indivíduos sedentários e aqueles com doenças crônicas, como câncer ou doenças virais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES