Este remédio proibido nos EUA é vendido livremente no Brasil

Esse é um dos remédios mais populares no Brasil para combater dores e febres

Alguns estudos mostram efeito colateral grave em quem tomou dipirona | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dipirona é um dos remédios mais populares no Brasil para combater dores e febres e, geralmente, está na lista de medicamentos mais vendidos no país. Somente em 2022, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 215 milhões de doses desse fármaco foram vendidas no Brasil.

No entanto, esse remédio não é tão popular em outras partes do mundo, como é no Brasil. Em lugares como os Estados Unidos e a União Europeia, esse medicamente é proibido há muitos anos. O motivo é um possível efeito colateral causado pelo remédio, a agranulocitose. Esse é um problema grave de alteração no sangue, que pode ser fatal. 

A proibição

A dipirona era um remédio amplamente disponível em vários países do mundo até metade das décadas de 1960 e 1970. Nessa época começaram a aparecer as primeiras pesquisas que criaram o alerta a respeito do risco da agranulocitose. Um estudo publicado em 1964 mostrou que esse problema grave no sangue estaria presente em um indivíduo a cada 127 que ingeriram a  a aminopirina, que é uma substância com estrutura bem semelhante à da dipirona.

“Tendo como base essa semelhança química, os autores não fizeram distinção entre as duas moléculas e assumiram que os dados obtidos para a aminopirina seriam também aplicáveis à dipirona”, foi o que mostrou artigo da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade de São Paulo, publicado em 2021.

Com isso, e se baseando também em outras evidências, a agência regulatória dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), decidiu, em 1977, que a dipirona deveria ser retirada do mercado americano. Pouco depois, países como Japão, Austrália, Reino Unido e partes da União Europeia tomaram a mesma decisão.

Evidências sobre a segurança

Novas evidências sobre a segurança da dipirona começaram a aparecer a a partir dos anos 1980 e isso jogou ainda mais controvérsia na discussão. Realizado em oito países, como Itália, Israel, Hungria, Alemanha, Suécia, Bulgária e Espanha, o Estudo Boston, por exemplo, coletou dados de 22,2 milhões de pessoas.

Seus resultados demonstraram a incidência de 1,1 caso de agranulocitose a cada 1 milhão de pessoas que ingeriram o remédio, o que é considerada uma frequência muito baixa. Já estudo realizado em Israel, com 390 mil pessoas hospitalizadas, revelou um risco de 0,0007% de desenvolver essa alteração no sangue e de 0,0002% de morrer por causa desse evento adverso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES