Este remédio que você tem em casa é a maior causa de falência do fígado

No Brasil, medicamento sempre aparece no topo da lista de remédios isentos de prescrição mais vendidos

O paracetamol foi sintetizado no final do século 19. No Brasil, ele está disponível desde os anos 1970. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Disponível livremente em farmácias, o paracetamol está entre os medicamentos isentos de prescrição mais vendidos em vários países — inclusive no Brasil. Para ter ideia, algumas estimativas apontam vendas de 49 mil toneladas desse medicamento ao ano nos Estados Unidos — o que significa 298 comprimidos por americano a cada 12 meses. No Reino Unido, a média é de 70 unidades desse fármaco por pessoa durante o mesmo período.

Conhecido há mais de um século, ainda existem questões em torno dele que não são totalmente esclarecidas pelos cientistas, como seu mecanismo de ação. As evidências científicas sobre sua eficácia em relação a alguns incômodos também possuem variações. No caso de dores na lombar, por exemplo, os efeitos do paracetamol são parecidos com os de um placebo, uma substância que não tem efeito terapêutico algum.

Vilão

Uma coisa muito clara para os especialistas sobre esse fármaco é o risco de overdose. Esse medicamento é a principal causa de falência do fígado em países como Estados Unidos e Reino Unido, o que tem resultado, nos últimos anos, em alertas de várias entidades de saúde. Um dos possíveis motivos para isso, é o fato de o remédio ser de fácil acesso, além da falta de orientações sobre os limites de seu consumo.

Posicionamento

Após reportagem publicada pela BBC News Brasil sobre os riscos do medicamento quando consumido em excesso, a Kenvue (empresa desmembrada a partir da Johnson & Johnson que é responsável pelo Tylenol) enviou um posicionamento afirmando que "a saúde e a segurança das pessoas são as principais prioridades".

"Tylenol, cujo princípio ativo é o paracetamol, tem mais de 60 anos de história clínica que apoiam sua segurança e eficácia. A bula do medicamento contém instruções importantes de uso, incluindo limites de dosagem, precauções e advertências para situações específicas. Como acontece com qualquer medicamento, as pessoas devem ler e seguir cuidadosamente a bula de Tylenol e consultar seu médico se tiverem dúvidas", diz o texto. 

"O Tylenol é um dos medicamentos mais utilizados e estudados no mundo e sua segurança e eficácia são comprovadas por centenas de estudos clínicos publicados em revistas científicas de diversos países. No Brasil, o paracetamol faz parte da lista nacional de medicamentos essenciais, pois seu princípio ativo é uma das opções mais indicadas para o alívio seguro e eficaz da dor", conclui a empresa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES