Este sintoma pode indicar câncer e afeta 75% dos doentes, segundo estudo

Dados do Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer mostram que, por ano, são registrados no Brasil quase 12 mil óbitos causados pela doença

O câncer de pâncreas é responsável por quase 12 mil óbitos no Brasil anualmente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de pâncreas é o sétimo tipo que mais mata no Brasil e corresponde a cerca de 1% de todos os tipos da doença e 5% das mortes por câncer no país. Dados do Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, por ano, são registrados no Brasil quase 12 mil óbitos causados pela doença.

De acordo com o Globocan, base de dados da Organização Mundial de Saúde, somente em 2020 foram registrados  495 mil novos casos de câncer de pâncreas em todo o mundo. Isso resultou em 466 mil mortes, aparecendo como a sétima principal causa de morte por câncer no mundo. Apesar do aumento gradual da sobrevida dos pacientes em todo o mundo, o prognóstico ainda é desfavorável.

Assim como outros casos de câncer, os sintomas do câncer de pâncreas só costumam aparecer quando a doença já está em estágio avançado, isso faz com que o tratamento seja mais difícil e as chances de resultados positivos sejam menores. No entanto, saber identificá os sinais que podem indicar essa doença pode ajudar a obter um diagnóstico mais cedo.

A doença

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados. A maioria dos casos afeta o lado direito do órgão (a cabeça). As outras partes do pâncreas são corpo (centro) e cauda (lado esquerdo). Pelo fato de ser de difícil detecção e ter comportamento agressivo, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade. 

O risco de câncer de pâncreas aumenta com idade avançada. Raro antes dos 30 anos, tornando-se mais comum a partir dos 60. Condições associadas ao comportamento, como obesidade, diabetes tipo 2, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras; e condições genéticas ou hereditárias, como síndrome de Lynch, câncer pancreático familial e pancreatite hereditária, aumentam o risco de desenvolver essa doença.

Sintomas

De acordo com declarações de Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, ao Daily Express, coceira  na pele é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. A publicação do jornal relata que uma pesquisa publicada no The Official Journal of the International Hepato Pancreato Biliary Association mostra que esse sintoma se apresenta em cerca de 75% das pessoas com câncer de pâncreas.

Veja alguns sinais a serem observados:

Icterícia;

Urina escura;

Fezes claras;

Dor abdominal que pode irradiar para as costas;

Problemas digestivos;

Falta de apetite e perda de peso;

Cansaço e astenia;

Aumento da vesícula biliar;

Formação de coágulos sanguíneos;

Alterações no tecido adiposo;

Diabetes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES