Estes hábitos saudáveis pode te salvar de desenvolver demência

Estudo apontou uma combinação de 7 hábitos saudáveis que ​​pode estar associada a um menor risco de demência

O estudo utilizou dados do Biobank UK, o banco de dados de saúde do Reino Unido | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um recente estudo publicado na revista Neurology, descobriu que uma combinação de sete hábitos de vida saudáveis pode estar associada a um risco menor de demência em pessoas com diabetes tipo 2. Não é de agora que a ciência associa a hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol elevado ou a obesidade a um risco maior de desenvolver doença de Alzheimer.

O Alzheimer é a forma mais comum de demência degenerativa incapacitante. A doença afeta a memória e as funções cognitivas, a capacidade de falar e pensar, além de causar estados de confusão, alterações de humor e desorientação espaço-temporal. Esses sete hábitos saudáveis incluem, por exemplo, dormir sete a nove horas por dia, praticar exercício físico regularmente e ter contatos sociais frequentes.

Mesmo que a diabetes tipo 2 e os fatores de estilo de vida tenham sido associados ao risco de demência, o impacto de um estilo de vida saudável na demência relacionada com a diabetes permanece em grande parte desconhecido. Por isso os investigadores do estudo procuraram investigar se o risco aumentado de demência entre indivíduos com diabetes poderia ser compensado por uma combinação mais ampla de hábitos de vida saudáveis.

O estudo utilizou dados do Biobank UK, o banco de dados de saúde do Reino Unido, e criou uma pontuação geral de estilo de vida que varia de 0 a 7, com 1 ponto para cada um dos 7 hábitos de estilo de vida saudáveis:

  • proibido fumar;
  • consumo moderado de álcool;
  • atividade física regular;
  • dieta saudável;
  • duração adequada do sono;
  • comportamento menos sedentário;
  • contatos sociais frequentes.

Os investigadores identificaram então 167.946 pessoas com 60 anos ou mais, com e sem diabetes, que não sofriam de demência no início da pesquisa. Os participantes do estudo também forneceram medições físicas, preencheram questionários de saúde e forneceram amostras de sangue.

Os participantes foram acompanhados pelos pesquisadores durante uma média de 12 anos, e 4.351 pessoas desenvolveram demência durante esse período. Um total de 4% das pessoas seguiram apenas zero a dois dos hábitos saudáveis, 11% seguiram três, 22% seguiram quatro, 30% seguiram cinco, 24% seguiram seis e 9% seguiram todos os sete.

As análises mostraram que as pessoas com diabetes que seguiram dois ou menos dos sete hábitos saudáveis tinham quatro vezes mais probabilidade de desenvolver demência do que as pessoas sem diabetes que seguiram todos os sete hábitos saudáveis. Após ajuste para fatores como idade, escolaridade e etnia, as pessoas que seguiram todos os hábitos tiveram um risco 54% menor de demência, em comparação com aquelas que seguiram dois ou menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES