Estes são os 5 hábitos que detonam a saúde dos rins

Os rins eliminam resíduos e excesso de água, mas hábitos inadequados podem comprometer sua função

Alguns hábitos são capazes de prejudicar os rins e precisam ser evitados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins eliminam resíduos e excesso de água, mas hábitos inadequados podem comprometer sua função, afetando a saúde geral. Cerca de 10% da população mundial possui doença renal crônica (DRC), caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal. O diretor médico da DaVita, Bruno Zawadzki, destaca a importância de evitar certas práticas e adotar cuidados para manter a saúde renal.

Pouca água e excesso de sal. A forma como gerenciamos nosso dia a dia pode ter um impacto direto sobre a função dos nossos rins. Por exemplo, quando não bebemos água o suficiente, os solutos podem se acumular e formar cristais que podem levar à formação de cálculos renais. Além disso, uma dieta com excesso de sal pode sobrecarregar os rins e contribuir para o aumento da pressão arterial.

Consumo exagerado de açúcar. É essencial controlar os níveis de glicemia e monitorar a pressão arterial, juntamente com a prática regular de exercícios físicos para manter um peso saudável. Isso se deve ao fato de que diabetes, hipertensão e obesidade são considerados fatores de risco significativos para o desenvolvimento de doença renal crônica (DRC).

Tabagismo. Abandonar o cigarro é uma das principais atitudes para cuidar dos rins. "O tabagismo representa um fator de risco relevante para doença renal crônica, além de estar relacionado a diversas enfermidades", explica Bruno Zawadzki, que completa: "Isso acontece porque os agentes químicos absorvidos chegam aos rins por meio da corrente sanguínea".

Bebidas alcoólicas e medicações. Da mesma forma que o tabagismo, o diretor médico ressalta que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ter efeitos prejudiciais. "O álcool leva toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado, pode causar hipertensão e evoluir para um problema renal", completa Bruno Zawadzki. O médico também sugere evitar o uso indiscriminado de medicamentos, especialmente sem orientação médica.

Segurar a urina. Zawadzki também chama atenção para o ato de segurar a urina por muito tempo, pois, quando a capacidade de armazenamento da bexiga atinge um certo volume, o organismo cria alertas ao sistema nervoso. "Segurar a urina pode provocar infecção urinária e até favorecer o surgimento de pedra nos rins", completa o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES