Estes são os 7 passos para ser feliz, segundo estudo de Harvard

A felicidade é um estado prolongado de contentamento, em que o indivíduo experimenta plenitude e realização, livre de qualquer sofrimento

A felicidade é algo que é perseguido por muita gente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A felicidade é um estado prolongado de contentamento, em que o indivíduo experimenta plenitude e realização, livre de qualquer sofrimento. Este conceito é complexo e pode ter variações. Afinal, o que é a felicidade? A resposta provavelmente é diferente para cada pessoa. Agora, esse sentimento único e contagiante se tornou alvo de estudos. 

Um dos estudiosos deste campo é o professor de psicologia positiva da Universidade de Harvard, Tal-Ben-Shahar, renomado autor dos best-sellers "Mais Feliz" e "Ser Feliz". Atualmente, ele ministra aulas online de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na disciplina "Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade", explorando os aspectos psicológicos de uma vida plena.

Mas será que a felicidade é algo inatingível? De acordo com Tal-Ben-Shahar, ela não é apenas um estado emocional distante, mas sim algo que pode ser aprendido e cultivado, como uma habilidade. Ele argumenta que, com prática e dedicação, é possível desenvolver hábitos que promovam uma vida mais feliz.

Qual a metodologia? Em seu curso, o professor apresenta uma metodologia conhecida como "fórmula da felicidade", composta por sete passos simples que podem ser aplicados no dia a dia. A seguir, vamos explorar esses passos para alcançar uma felicidade genuína.

Tempo de qualidade: O professor enfatiza que a principal chave para a felicidade reside no tempo que dedicamos à nossa família e amigos, às pessoas que nos são importantes e que se importam conosco.

Perdoe seus próprios fracassos: O primeiro passo, conforme o professor destaca, é reconhecer que falhas e erros são partes inevitáveis da experiência humana. Ao invés de reprimi-los, devemos vê-los como oportunidades de crescimento e aprendizado. Estudos anteriores indicaram que baixos níveis de perdão estão associados a transtornos como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Seja grato pelas coisas boas: Ben-Shahar argumenta que expressar gratidão regularmente pelos aspectos positivos de nossas vidas contribui para nosso bem-estar geral.

Pratique atividades físicas: O engajamento regular em atividades físicas traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Nas palavras do professor, até mesmo 30 minutos de caminhada diária fazem diferença. Além disso, uma boa qualidade de sono e hábitos alimentares saudáveis também são essenciais para a saúde global.

Simplifique, tanto no lazer quanto no trabalho: Reduzir o estresse e a sobrecarga é possível através da simplificação de nossas vidas, seja no ambiente profissional ou pessoal. Focar em uma tarefa por vez, evitando a sobrecarga de multitarefas, é aconselhável.

Aprenda a meditar: A meditação é uma ferramenta poderosa para acalmar a mente e promover a autoconsciência.

Desenvolva resiliência: A capacidade de enfrentar dificuldades e adaptar-se às mudanças é crucial para a saúde mental a longo prazo.

Não busque pela perfeição: O especialista ressalta o papel ativo de cada indivíduo em sua própria felicidade. Em vez de perseguir a perfeição, o professor encoraja seus alunos a valorizarem o processo da vida, com todas as suas imperfeições e desafios. Em suma, a "fórmula da felicidade" não se restringe apenas ao ambiente acadêmico, mas é aplicável a todas as áreas da vida. Em um mundo cada vez mais acelerado e desafiador, incorporar esses sete passos na rotina diária pode ser uma maneira significativa de promover mais alegria e bem-estar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES