Estes são os sintomas que aparecem antes de um infarto; saiba identificar

Segundo o site do Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país

Alguns sintomas, como a dor no peito, podem ajudar a identificar a ocorrência de um infarto | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalista da TV Globo, José Roberto Burnier, de 63 anos, sofreu um infarto na última semana e passou por cirurgia para colocar um stent. Ele conta que não se deu conta que estava infartando e chegou a ir dirigindo para o hospital. Esse caso chamou a atenção para a necessidade de saber identificar os sintomas de um infarto.

Segundo o site do Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.

Sintomas

O médico cardiologista Ricardo Contesini ressalta que vários sinais podem ajudar a identificar a ocorrência de um infarto, como a dor no lado esquerdo do peito, um dos sintomas mais característicos do problema; mas também tonturas, náuseas, palpitações, dores na região do estômago e falta de ar. 

“A dor do infarto também pode ser diferente da dor no peito, podendo ocorrer na mandíbula, boca do estômago, costas e ambos os braços, mas sendo mais comum o acometimento do braço esquerdo. A dor no peito dura em média 15 minutos, passando esse tempo pode provavelmente ser um infarto”, diz o especialista.

O médico explica que homens e mulheres podem apresentar sintomas diferentes. No caso das mulheres é mais comum sentir dores nas costas e na região da “boca do estômago”, podendo vir em forma de pontadas. Já os homens é mais frequente a dor no peito, que irradia pela mandíbula. Outros sintomas como falta de ar e tontura podem aparecer tanto em ambos os gêneros.

Fatores de Risco

O infarto costuma ser mais frequente entre pessoas com idade acima dos 50 anos e tem como fatores de risco o tabagismo, histórico familiar e problemas como hipertensão, diabetes, colesterol desregulado, além do sedentarismo. A obesidade também está na lista, ela foi comprovada recentemente como fator de risco cardiovascular isolado.

“Além disso, o próprio envelhecimento das artérias pode deixá-las mais rígidas reduzindo a dilatação e consequentemente aumentando o risco de infarto. Por isso podemos afirmar que os infartos em pacientes mais jovens têm uma carga genética maior e normalmente são mais graves”, conta o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES