Estes sinais nos seus dedos podem indicar câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns e um dos que mais matam no mundo

O câncer de pulmão é um dos que mais mata no mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns e um dos que mais matam no mundo. Diante disso, algo que pode aumentar as chances de cura é o diagnóstico precoce da doença. Mas isso nem sempre acontece, pois os sintomas costumam aparecer quando o câncer já se encontra em estágio avançado.

Isso mostra a necessidade de estar atento a qualquer sinal que possa ser um indício da doença. O médico pneumologista, que atua na área há quase 10 anos, citado pelo Daily Express, cita um sintoma de câncer de pulmão que a maioria das pessoas não conhece e tem grande chance de ser ignorado: alterações nos dedos e unhas.

O profissional afirma que existem casos em que o câncer poderá causar alteração no tamanho da ponta dos dedos, elas podem ficar arredondadas. Já as unhas, podem ficar mais largas, moles e curvadas para baixo. "É definitivamente algo que precisa ser investigado e um potencial sinal de câncer de pulmão", diz.

Dados

Dados presentes no site do Ministério da Saúde mostram que o câncer de pulmão, segundo as estimativas 2023, é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos novos) - sem contar o câncer de pele não melanoma. É o primeiro em todo o mundo em incidência entre os homens e o terceiro entre as mulheres. 

Em mortalidade é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres segundo estimativas mundiais de 2020, que apontou incidência de 2,2 milhões de casos novos, sendo 1,4 milhão em homens e 770 mil em mulheres. No Brasil, a doença foi responsável por 28.618 mortes em 2020. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

Tabagismo

A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES