Estes sinais podem indicar que você tem câncer de boca; saiba identificar

Câncer de boca são tumores malignos que podem se desenvolver na boca e garganta

O câncer de boca pode atingir tanto a boca quanto a garganta | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de boca são tumores malignos que podem se desenvolver na boca e garganta, podendo atingir locais como língua, lábios, céu da boca, amígdala, gengiva e glândulas salivares. Como qualquer outro tipo de câncer, o tratamento tem mais chances de bom resultado quando a doença é detectado no estágio inicial.

"Detectar o câncer de boca em estágios iniciais é fundamental. Isso pode tornar o tratamento menos invasivo e melhorar significativamente as perspectivas de recuperação. Por isso, destaco a importância do autoexame oral regular. Qualquer sinal de alerta, como feridas que não cicatrizam ou manchas anormais, deve ser avaliado por um profissional de saúde experiente", alerta a  especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço com doutorado em câncer de boca pela USP, Debora Vianna.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco são exposição ao sol sem proteção; consumo de bebidas alcoólicas, excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) e exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico;

Infecção pelo vírus HPV

A médica ressalta que, para ajudar a prevenir o surgimento da doença, é necessário que se evitem os fatores de risco e se adotem medidas de cuidado com a saúde. "Além de evitar o tabaco e o álcool em excesso, manter uma dieta rica em frutas e vegetais pode ser benéfico. Isso fornece antioxidantes que podem ajudar na prevenção do câncer. Além disso, consultas regulares ao dentista são importantes, pois eles também podem detectar sinais precoces de câncer de boca", afirma.

Sinais de alerta

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas do câncer de boca são nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente; lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo e manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas. Quando a doença está em um nível mais avançado, o paciente pode apresentar dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta; dificuldade de mastigação e de engolir e dificuldade para movimentar a língua.

Conscientização 

A médica afirma que é importante divulgar informações sobre a doença, para alertar a população. "A conscientização é fundamental. Promover campanhas educacionais, destacando a importância do autoexame, da consulta regular ao dentista e dos fatores de risco, pode fazer uma grande diferença. Todos nós podemos desempenhar um papel na disseminação dessas informações vitais. Lembre-se, o câncer de boca em estágios avançados tem um prognóstico pior", adverte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES