Estes sintomas indicam que você tem anemia e precisa procurar um médico

Anemia é uma doença que se caracteriza pelo baixo nível de hemoglobina

A anemia pode trazer alguns sintomas mais graves e é preciso estar atento a eles | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Anemia é uma doença que se caracteriza pelo baixo nível de hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e transporta oxigênio dos pulmões aos tecidos). Isso acontece como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais trazendo como consequências fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dos olhos e perda de memória.

A anemia pode trazer alguns sintomas mais graves e, diante deles, a pessoa deve procurar um atendimento médico. A doença costuma causar queda da pressão arterial devido à diminuição do volume sanguíneo total, com tonteira e desmaio subsequentes, taquicardia e palpitação, sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada e possivelmente uma diminuição da função mental.

Além disso, uma pessoa com anemia também pode apresentar anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças e apatia. Esses são sintomas que, quando aparecem, o paciente deve ligar o alerta imediatamente.

Tratamento

Em um indivíduo com anemia deve-se primeiramente corrigir o deficit e repor os estoques de ferro através do uso de ferro medicamentoso. Entretanto, essa atividade deve ser supervisionada por um profissional de saúde. O hemograma é um exame fundamental para o diagnóstico da doença, que permite contar e medir os eritrócitos, e ainda gerar curvas de frequência com médias e coeficientes de variação.

Prevenção

No entanto, melhor do que tratar um problema de saúde, é preveni-lo. No caso da anemia, isso é possível com uma alimentação bem variada, rica em alimentos que possuam ferro ou que sejam enriquecidos com ele. As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal: fígado e carne de qualquer animal. 

Entre os alimentos de origem vegetal, temos as leguminosas (feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e ervilha), os grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa). Outra opção são os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES