Estudo aponta alimentos que aumentam o risco de câncer de intestino

Pesquisadores britânicos apontou que o consumo frequente destes alimentos podem trazer sérios danos à saúde

O câncer colorretal é um dos mais frequentes na população brasileira | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa realizada pelo Imperial College London, no Reino Unido, apontou os alimentos que estão correlacionados com o risco de desenvolvimento de câncer no intestino. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de intestino ocupa o terceiro lugar em incidência entre os homens, perdendo somente para o de próstata e pulmão, e o segundo entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

O estudo concluiu que a ingestão frequente de comidas processadas, refeições prontas e pão branco pode aumentar em até 30% o risco de desenvolvimento de câncer, mesmo em pessoas com peso considerado ideal. Pesquisas anteriores já haviam apontado que os alimentos ultraprocessados não oferecem a nutrição adequada para o organismo, contribuindo para ganho de peso e até mesmo para a perda de memória.

Os pesquisadores do Imperial College London dizem que os danos podem ser ainda maiores, ligando o seu consumo a um aumento no risco de desenvolver diversos tipos de câncer. Os responsáveis pelo o estudo relacionaram as dietas de pessoas de meia idade com os registros de saúde. A cada 10% de aumento nas calorias consumidas de alimentos processados, os estudiosos detectaram um aumento de 2% no risco de desenvolver câncer.

O estudo colabora para as crescentes evidências que os alimentos ultraprocessados impactam negativamente a nossa saúde. Isso inclui o risco de câncer”, alerta. A pesquisa foi iniciada em razão do reconhecimento da relação entre bebidas açucaradas e câncer de intestino. Os pesquisadores observaram que o consumo excessivo de refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas duplicou o risco de desenvolver a doença antes dos 50 anos.

A principal maneira de prevenção e diagnóstico é através do exame de colonoscopia. No Brasil, o Ministério da Saúde sugere que o rastreamento de câncer de cólon e reto na população adulta começa aos 50 anos. Mas muitos países já reduziram essa idade para 45 anos.

Principais sintomas do câncer de intestino

  • 1. Constipação e diarreia
  • 2. Fezes finas e longas
  • 3. Ausência de alívio depois de evacuar
  • 4. Sangue nas fezes
  • 5. Inchaço
  • 6. Dor abdominal e cólica
  • 7. Perda de peso
  • 8. Fraqueza corporal
  • 9. Peso ou dor na região anal
  • 10. Náuseas e vômitos

Apesar desses sintomas, é importante lembrar que, na maioria das vezes, o câncer de intestino começa de forma silenciosa. Para fazer o seu diagnóstico precoce e começar o tratamento, é necessário manter um acompanhamento anual com um médico especialista do aparelho digestivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES