Estudo aponta dieta que pode impedir o avanço do câncer de intestino

Um estudo norte-americano apontou os benefícios de uma dieta no avanço do câncer de intestino

As evidências observadas na dieta demonstram que a alimentação adequada pode provocar o aumento da morte das células cancerígenas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontou uma dieta específica que pode interromper o crescimento do câncer de intestino, também conhecido como cólon ou colorretal. A pesquisa analisou os benefícios de uma alimentação pobre em proteínas. 

As evidências observadas na dieta pobre em proteínas, que limita os aminoácidos – moléculas que se combinam para formar proteínas – pode provocar o aumento da morte das células cancerígenas. A literatura médica entende que as células cancerígenas precisam de nutrientes para crescer, sendo um dos mais importantes o “mTORC1”.

O mTORC1, considerado um regulador efetivo do crescimento celular, permite que as células recebam diferentes nutrientes e, consequentemente, crescem e proliferam, permitindo assim o avanço da doença no organismo. “No câncer de cólon, quando você diminui os nutrientes disponíveis nos tumores, as células não sabem o que fazer”, disseram os autores.

Sem os nutrientes para crescer, eles passam por uma espécie de crise, que leva à morte celular em massa”, completa. Com isso surgem os benefícios de uma dieta com baixo teor de proteína entra em ação com sua capacidade de bloquear a via de sinalização de nutrientes que aciona o mTORC1. 

A mudança na dieta alterou os sinais nutricionais por meio de um complexo chamado GATOR, que mantém o mTORC1 funcionando. Embora os resultados sejam positivos, os pesquisadores destacam que uma dieta pobre em proteínas sozinha não funciona. O processo naturalmente exige combinação com o tratamento convencional, como a quimioterapia.

Existe consequências desta dieta?

A alimentação pobre em proteínas não é isenta de riscos, uma vez que é considerada como um dos pilares para uma vida saudável. Além disso, pessoas com câncer geralmente experimentam fraqueza muscular e perda de peso, a falta de proteínas pode agravar isso. Por esse motivo, os pesquisadores dizem que a dieta pobre em proteína entre os pacientes não pode ser a longo prazo.

A solução, sugerida pelos especialistas, está na adaptação de janelas-chave – em períodos como no início da quimioterapia ou radioterapia – quando os pacientes poderem seguir uma dieta pobre em proteínas por uma ou duas semanas. Segundo o estudo, isso poderia potencialmente aumentar a eficácia desses tratamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES