Estudo aponta novo sintoma que pode indicar Alzheimer precoce; descubra

Estudo britânico apontou novo sintoma que pode estar associado ao desenvolvimento de Alzheimer precoce

Dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido pela equipe de pesquisa da University College London, alertou para um novo sintoma que pode ser um sinal precoce da doença de Alzheimer: a dificuldade de virar-se ao caminhar. No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano

O estudo comparou 31 jovens saudáveis com 36 idosos saudáveis e 43 pacientes com comprometimento cognitivo leve. Os especialistas usaram a realidade virtual para ajudar a examinar erros de navegação entre pessoas com os primeiros sinais da doença, na esperança de desenvolver testes simples para a doença.

O comprometimento cognitivo leve refere-se ao estágio entre o declínio esperado da memória e do pensamento que ocorre com a idade e o declínio mais grave da demência. Todos os três grupos de voluntários foram convidados a completar uma tarefa usando óculos de realidade virtual.

Na pesquisa, os grupos percorreram um percurso guiado por cones numerados, composto por dois caminhos retos conectados por uma curva. Eles então tiveram que retornar à posição inicial guiados apenas pela memória, e a tarefa foi executada repetidamente sob três condições diferentes.

Os resultados revelaram que as pessoas com comprometimento cognitivo leve superestimaram consistentemente as curvas na rota e apresentavam maior variabilidade no senso de direção. Segundo uma das autoras do estudo, há evidências de que problemas com a navegação são um importante sinal precoce da doença de Alzheimer.

Setembro mês de conscientização do Alzheimer

No próximo sábado, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, criado pela Associação Internacional do Alzheimer. No Brasil, a data marca o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído para esclarecer os brasileiros sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados aos diagnosticados com a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. A agência ainda alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. 

Estimativas da Alzheimer’s Disease International, sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050. O Alzheimer é uma doença sem cura e não há uma prevenção comprovadamente eficiente. A prevenção consiste em manter uma atividade física e mental ativa, ler muito, escrever, fazer palavras-cruzadas, quebra-cabeças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES