Estudo explica o porquê você deve subir escadas no seu dia a dia

Pequenas ações em nosso cotidiano podem contribuir muito para manter a saúde em dia, diz estudo

Prática pode reduzir o risco de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias) em 20% | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que pequenas ações em nosso cotidiano podem contribuir muito para manter a saúde em dia? Essas práticas podem ser benéficas ainda quando não há tempo para realizar atividade física. O simples ato de subir escadas, por exemplo, pode ser incrivelmente benéfico. 

Embora pareça um gesto pequeno, incluir essas práticas em nossa rotina diária, é um jeito de lutar contra o sedentarismo e suas consequências. De acordo com um estudo publicado no periódico Atherosclerosis, subir mais de cinco lances de escada diariamente, aproximadamente 50 degraus, pode reduzir o risco de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias) em 20%.

"Figurando como a principal causa de morte no ocidente e entre as maiores responsáveis pela ocorrência de infartos e AVC (acidente vascular cerebral), a aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura em seu interior, assim prejudicando o fluxo sanguíneo adequado", explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Quais as vantagens de subir escada? 

Os responsáveis pelo estudo coletaram dados de 450 mil adultos, que tiveram sua suscetibilidade a doenças cardiovasculares calculada com base no histórico familiar e fatores de risco estabelecidos. Além disso, os participantes foram entrevistados sobre seu estilo de vida e a frequência com que subiam escadas. 

Uma nova análise também foi realizada após 12 anos. Portanto, foi possível concluir que subir mais escadas diariamente é capaz de reduzir o risco de aterosclerose independentemente da suscetibilidade do indivíduo à doença.

"O estudo mostrou que pequenas sessões de subida de escada com alta intensidade são uma maneira eficiente de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e o perfil lipídico, principalmente para quem não consegue atingir as recomendações diárias ideais de atividade física, assim destacando o hábito como uma medida preventiva acessível contra a aterosclerose para a população em geral", destaca a médica.

A especialista Dra. Beatriz Lassance explica que subir escadas também faz parte das recomendações pré-operatórias que a cirurgiã plástica faz aos seus pacientes como forma de ajudar a combater a inflamação comum de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

"Subir escadas é uma maneira de gastar a energia produzida pelas mitocôndrias, que são organelas que existem dentro das nossas células e são responsáveis por transformar glicose em energia. Se essa energia não é gasta, há um acúmulo de radicais livres nas células que ameaça sua sobrevida. Então, o DNA elimina essa mitocôndria, gerando resíduos como radicais livres e outras substâncias que favorecem a inflamação do organismo como um todo", diz a médica.

A profissional afirma, também, que esse quadro inflamatório afeta os vasos sanguíneos, favorecendo doenças cardiovasculares, o cérebro, predispondo a doenças neurológicas como Alzheimer; aumenta a incidência de câncer e diabetes; e prejudica a pele, interferindo na cicatrização e na recuperação pós-operatória.

"Em contrapartida, se utilizamos a energia produzida, uma quantidade adequada de radicais livres é formada e mais mitocôndrias são geradas. Esse é o melhor sistema antioxidante que podemos ter", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES