Estudo mostra alimentos que aumentam risco de câncer de próstata agressivo

Um estudo mostrou que determinados alimentos podem aumentar o risco de câncer de próstata agressivo em quase três vezes

Estudo mostra que alguns alimentos podem aumentar o risco do câncer de próstata | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os itens que você opta para compor sua alimentação diária influenciam diretamente no funcionamento do seu organismo e na sua saúde como um todo, seja de forma positiva ou negativa, a depender de como você monta sua dieta. Um estudo publicado na BJU International, e divulgado pelo Catraca Livre, mostrou que determinados alimentos podem aumentar o risco de câncer de próstata agressivo em quase três vezes.

A pesquisa descobriu que homens que consumiam refrigerantes e junk food estavam mais propensos a desenvolverem tumores que lhes trazem risco de vida. Foram acompanhados 15.296 participantes espanhóis por uma média de 17 anos e mostrou que as pessoas que consumiam uma dieta mais voltada para a culinária ocidental estavam mais propensos a desenvolver tumores que se espalhavam por outros órgãos. A incidência aumentou entre duas e quase três vezes.

Os alimentos ingeridos no padrão ocidental de alimentação eram baseado em alto consumo de laticínios com alto teor de gordura. Eram priorizados itens como carne processada, grãos refinados, doces, bebidas calóricas, alimentos de conveniência e molhos prontos. Todos são alimentos desaconselhados pelos nutricionistas pelas consequências que podem causar no organismo.

Segundo os autores do estudo, a suspeita é a de que esse tipo de alimento contribua para o aumento da progressão do câncer de próstata por meio da interrupção da regulação hormonal. Eles fazem crescer o estresse oxidativo que compromete o reparo de danos ao DNA e contribuem para a uma inflamação que aumenta a proliferação celular.

Os pesquisadores analisaram ainda que muitos compostos presentes naturalmente ou produzidos ao cozinhar ou processar carne vermelha ou outros produtos podem afetar o risco de câncer de próstata. Os estudiosos relatam ainda que esses alimentos contribuem para o ganho de gordura corporal, que é fator de risco para o câncer de próstata.

O câncer de próstata

O Ministério da Saúde define câncer de próstata como o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES