Estudo revela dois alimentos que reduzem risco de diabetes

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos

A alimentação pode ajudar a controlar a diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Consumir um copo de leite ou um potinho de iogurte diariamente pode ser o bastante para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, conforme indica um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália. Os pesquisadores destacam que os produtos lácteos são fontes ricas em nutrientes, vitaminas e compostos bioativos que podem exercer efeitos positivos no metabolismo da glicose, influenciando assim o processamento do açúcar pelo organismo.

Palavra da especialista. A médica Annalisa Giosuè, principal autora do estudo, compartilhou os principais achados e observações da pesquisa. “Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2”.

Detalhes do estudo. Para alcançar os resultados, o estudo utilizou dados de 13 revisões científicas anteriores, as quais abrangeram um total de 175 estudos que investigaram a relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Além de examinar iogurte e leite, os pesquisadores analisaram o impacto da ingestão de carne vermelha, carnes brancas, carnes processadas como bacon e salsichas, e peixe.

Consumo de outras fontes proteínas. Adicionalmente, eles também investigaram o papel do queijo e dos ovos. Em contrapartida, concluíram que o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta em cerca de 20% o risco de desenvolver a doença.

O que é a doença?

A diabetes é uma condição causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. 

Complicações. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Independente do tipo de diabetes, com o aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.

Como prevenir?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES