Estudo revela mineral poderoso que pode ajudar a reverter perda de memória

Pesquisadores afirmam que o nutriente pode reverter os problemas cognitivos após um AVC

O poderoso mineral antioxidante é importante para o nosso sistema imunológico, metabolismo, função da tireoide e saúde cognitiva | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo publicado na revista Cell Metabolism, mostrou que a suplementação de um mineral pode ser responsável por reverter a perda de memória e os déficits cognitivos. O poderoso mineral antioxidante é importante para o nosso sistema imunológico, metabolismo, função da tireoide e saúde cognitiva.

Estamos falando do selênio, nutriente essencial encontrado em muitos alimentos, como castanha do Brasil, peixe, ovos, arroz integral de grão longo, carne bovina, frango e leite. Segundo o estudo, esse mineral tem poder para rever problemas cognitivos, após um acidente vascular cerebral e melhorar a função cognitiva, incluindo memória e aprendizagem.

No estudo, foram utilizados roedores que receberam seleno-L-metionina (uma forma de selênio) durante um mês. Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram que a suplementação de selênio pode aumentar a geração de neurônios e melhorar a cognição em ratos idosos.

Os níveis de geração de novos neurônios diminuem rapidamente em camundongos idosos, assim como em humanos. Quando foram administrados suplementos de selênio aos ratos, a produção de neurônios aumentou, revertendo os déficits cognitivos observados no envelhecimento. 

A equipe de investigação também examinou se o selênio pode reverter a perda de memória e melhorar a função de aprendizagem em pessoas com lesões cerebrais após um acidente vascular cerebral. “Descobrimos que os déficits de aprendizagem e de memória dos ratos afetados por AVC voltaram ao normal quando lhes foram administrados suplementos de selénio”, publicaram os autores.

No entanto, uma elevada ingestão de suplementação de selênio a longo prazo pode causar sérios problemas de saúde, portanto, os alimentos que contêm selênio parecem ser uma opção muito melhor. Nozes, frutos do mar, legumes, ovos, grãos integrais, carne e laticínios contêm selênio e, portanto, podem ser facilmente adicionados à dieta de idosos e pessoas com deficiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES