Estudo revela tipos de alimentos que podem causar câncer

Estudo realizado no Reino Unido mostra que alguns tipos de alimentos podem ser responsáveis por alguns casos da doença

Alimentos ulraprocessados podem causar câncer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós sabemos que alimentos ultraprocessados trazem prejuízos à saúde e precisam ser evitados, para que se fuja do risco de desenvolver problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e demência. O que as pessoas não sabem é que esse tipo de dieta também podem aumentar os riscos de ter um câncer. Foi isso que revelou um novo estudo publicado no European Journal of Nutrition.

A pesquisa foi realizada por um grupo de estudiosos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde. Eles analisaram a alimentação e o estilo de vida de 450.111 adultos por um período de cerca de 14 anos.

O objetivo dos pesquisadores era descobrir se a incidência dos tumores possuía alguma relação com o aumento da gordura corporal. Os resultados revelaram que quando se inclui 10% a mais de itens ultraprocessados na alimentação, tem-se um risco 23% maior de desenvolver câncer de cabeça e pescoço (que inclui boca, garganta e esôfago) e 24% superior de câncer do esôfago.

Aditivos dos ultraprocessados

Os pesquisadores afirmam que a explicação para o aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço podem ser os aditivos presentes nos alimentos ultraprocessados. Segundo os estudiosos, esses aditivos podem causar uma alteração no DNA das células, tornando-as mais propensas a virarem células cancerosas.

Outra possível causa são os contaminantes que podem estar presentes nas embalagens desses alimentos. Essas substâncias podem ser liberadas no alimento e entrar no corpo de quem os consome. Isso aumenta o risco de desenvolver câncer. No entanto, os cientistas consideram que são necessários mais estudos para confirmar essas descobertas.

Recomendações

De acordo com os resultados do estudo, o mais recomendando é que se evite ou diminua consideravelmente o consumo desses alimentos ultraprocessados. A recomendação da  Organização Mundial da Saúde é que os adultos consumam no máximo 10% de calorias diárias provenientes de alimentos ultraprocessados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES