Estudo sugere que pessoas com Covid-19 devem monitorar a saturação

Segundo pesquisa nos EUA, alterações no ritmo respiratório e nos níveis sanguíneos de oxigênio podem indicar agravamento da infecção, e por isso devem ser medidas em casa por pacientes

reprodução | dv
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falta de ar é uma das principais manifestações clínicas que podem indicar quadros graves de Covid-19. Mas, apesar de frequente, nem todos os pacientes com baixo nível de oxigênio no sangue experimentam dificuldades para respirar – é a chamada “hipóxia silenciosa”. A condição intrigante causada pelo novo coronavírus é caracterizada pela ausência de sinais de asfixia, ainda que o indivíduo se encontre em estado de hipoxemia (queda de O2 no sangue).

Por isso, um estudo publicado no periódico Influenza and Other Respiratory Viruses na segunda-feira (24) sugere que a lista de sintomas que orientam a busca por atendimento médico em casos de Covid-19 deve incluir duas novas condições: baixo nível de oxigênio no sangue (hipoxemia) e respiração curta (taquipneia). Se monitorados em casa, esses indícios poderiam ser mais eficazes em prever a evolução da doença.

Estudo sugere que as pessoas devem medir a saturação durante infecção (foto:  repdodução)

Liderada por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington (UW Medicine), nos Estados Unidos, a pesquisa chegou a essa conclusão após analisar os desfechos clínicos de 1.095 pacientes internados com Covid-19 nos hospitais da UW Medicine, em Seatlle, e no Centro Médico Universitário Rush, em Chicago. Majoritariamente formado por homens (62%), o grupo tinha idade média de 58 anos, com alta frequência de comorbidades.

Ao final da avaliação, os cientistas perceberam que, embora a maioria dos pacientes apresentasse baixo nível de oxigênio no sangue (média de saturação de 91%) ou respiração curta (frequência média de 23 respirações por minuto), apenas 10% relataram falta de ar e 25% tiveram tosse. Foram esses dois fatores silenciosos que, no entanto, se mostraram os principais responsáveis pelas 197 mortes ocorridas durante o período. “Nós e outros [pesquisadores] demonstramos que a hipoxemia é frequentemente assintomática, o que pode resultar em um atraso no tratamento que salva vidas”, alerta o documento.

Em comparação às pessoas que chegaram ao hospital com nível de saturação normal, os pacientes hipoxêmicos tiveram risco de mortalidade de 1,8 a quatro vezes maior. O mesmo foi observado ao considerar o ritmo respiratório do grupo: a probabilidade de morrer foi de 1,9 a 3,2 vezes maior entre aqueles que tinham sido hospitalizados com respiração curta. De acordo com os pesquisadores, ainda, o aumento do risco de mortalidade associado a hipoxemia e taquipneia estava presente independentemente de comorbidades – embora estudos anteriores sugiram uma maior probabilidade de asfixia imperceptível entre obesos.

Diante desses resultados, o estudo propõe ao Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) que considerem expandir suas diretrizes a fim de incluir a hipoxemia e a taquipneia à lista de fatores que justificam a busca por atendimento médico em casos da doença – atualmente, a dificuldade para respirar e a dor persistente no peito são os sintomas que regem essas orientações mundo afora.

“Se os pacientes seguirem a orientação atual, considerando que podem não ter falta de ar até que o oxigênio no sangue esteja bastante baixo, estaremos perdendo a chance de intervir precocemente com um tratamento que salva vidas [uso de oxigênio suplementar combinado com glicocorticoides redutores de inflamação, segundo o estudo]”, avalia, em comunicado, Nona Sotoodehnia, coautora da investigação.

Estudo defende que monitoramento de sinais vitais também deve ser reforçada pelos médicos que estão operando em sistema de teleatendimento – ramo frequentemente procurado por pessoas que estão no estágio inicial dos sintomas da Covid-19 (Foto: Anna Shvets/Pexels)

Os pesquisadores sugerem que todas as pessoas que testarem positivo para o novo coronavírus – particularmente indivíduos com maior risco de resultados adversos devido a idade avançada ou obesidade – comprem ou peçam emprestado a alguém um oxímetro de pulso a fim de monitorar o comportamento desses sinais vitais.

Sotoodehnia compartilha, ainda, um método alternativo para se ter uma noção do próprio ritmo respiratório: pedir a um amigo ou parente para ser monitorado por um minuto enquanto não estiver prestando atenção à respiração. "Se você atingir 23 respirações por minuto, deve entrar em contato com seu médico", afirma a médica da UW Medicine.

De acordo com o estudo, a recomendação pelo monitoramento doméstico desses sinais deve ser reforçada pelos médicos que estão atendendo de forma virtual – plataforma frequentemente procurada por pessoas que estão no estágio inicial dos sintomas da Covid-19. “Essas descobertas se aplicam à experiência vivida pela maioria dos pacientes com Covid-19: estar em casa, sentir-se ansioso, se perguntando como saber se sua doença irá progredir e se perguntando quando faz sentido ir ao hospital”, avalia Neal Chatterjee, coautor da análise.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES