EVITE! Essas 3 bebidas do seu dia a dia podem te deixar demente

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano

Em resumo, a pesquisa chama a atenção para o peso de um estilo de vida saudável na prevenção da demência | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de bebidas açucaradas pode influenciar no diagnóstico de demência, de acordo com um estudo científico divulgado na Alemanha. Seguindo evidências encontradas na análise, a saúde do cérebro está intimamente associada ao tipo de bebida que consome, sendo principalmente, a quantidade de açúcar presente nela.

Para um comprimento melhor da relação entre o alimento e o cérebro, o estudo analisou a dieta de 186.622 participantes do UK Biobank – um banco de dados online de registros médicos e de estilo de vida – entre as idades de 37 a 73 anos, ao longo de uma década.

Cada sucos de fruta artificiais, bebidas de leite saborizadas e refrigerantes com alto de teor de gordura foram reconhecidamente bebidas com altos níveis de açúcares livres – aquelas para as quais o açúcar é adicionado durante o processo de fabricação – e que, de acordo com a pesquisa, aumentavam significativamente o risco de demência.

Em contrapartida, bebidas de frutas, mesmo aquelas contendo açúcares naturalmente presentes, também foram associadas à doença, mas em menor grau. Chá e café, no entanto, não apresentaram qualquer risco para a saúde do cérebro.

Porque o açúcar em excesso é prejudicial ao cérebro?

Seguindo a narrativa de algumas pesquisas, o consumo excessivo de açúcar pode causar inflamações no corpo, associadas a doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Conclui-se também que o açúcar consumido na forma líquida é mais prejudicial do que o presente em alimentos sólidos. 

Isso porque o cérebro não registra calorias de açúcar líquido da mesma forma que as de alimentos sólidos. Além disso, ingerir calorias líquidas não provoca a sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo acabe consumindo mais e aumentando o risco de ganho de peso. Em resumo, a pesquisa chama a atenção para o peso de um estilo de vida saudável na prevenção da demência. Por isso, ter uma dieta equilibrada e sem excesso de açúcares ainda é a principal recomendação dos especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES