Evite esses alimentos para não desenvolver o câncer de Preta Gil

Um estudo feito no Reino Unido apontou que o maior consumo de alimentos ultraprocessados aumenta o risco de desenvolver câncer

Preta Gil descobriu um câncer no intestino em janeiro deste ano e, desde então, travou uma batalha contra a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o câncer de intestino é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres? É que diz os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A neoplasia é superada somente pela incidência de câncer de próstata, pulmão e mama, respectivamente. 

E a pergunta que surge após ler dados tão alarmantes é como prevenir esse tumor. Para a prevenção correta do tumor, é necessário um conhecimento adequado sobre quais alimentos estão associados a um maior risco de sua ocorrência. O tema foi objeto de estudo do Imperial College London, no Reino Unido.

A análise chegou à conclusão que a ingestão regular de comidas processadas, como refeições prontas e pão branco, pode elevar em até 30% o risco de desenvolver câncer, inclusive em indivíduos que apresentam um peso considerado normal. Os resultados condizem com investigações prévias que já indicavam que os alimentos ultraprocessados não fornecem a nutrição correta ao organismo.

Alimentação e o risco de câncer

O estudo sugere que a ingestão de alimentos ultraprocessados pode carregar consigo danos ainda mais graves. A pesquisa correlacionou as dietas de indivíduos de meia idade com seus registros de saúde. A cada 10% de aumento nas calorias consumidas de alimentos processados, os estudiosos detectaram um aumento de 2% no risco de desenvolver câncer.

A motivação do estudo partiu do reconhecimento da associação entre bebidas açucaradas e o câncer de intestino. Eles constataram que o consumo excessivo de refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas duplica o risco de manifestação da doença antes dos 50 anos.

São considerados alimentos ultraprocessados formulações com pouca composição nutricional e altos índices de gordura, açúcar e substâncias sintetizadas. Refrigerantes, sopas instantâneas, salsicha, bacon e hambúrgueres são exemplos.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que o rastreamento do câncer de cólon e reto em adultos deve iniciar aos 50 anos. Contudo, um número cada vez maior de países já reduziu essa idade para 45 anos, destacando ainda mais a importância da detecção precoce e da alimentação balanceada na prevenção da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES