EVITE! Neurocientista aponta 3 alimentos que aceleram o envelhecimento

Especialista elencou três alimentos para você limitar o consumo e retardar o envelhecimento

O profissional elencou três alimentos populares que podem acelerar o envelhecimento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população mundial está envelhecendo mais rapidamente do que no passado, mas na América Latina e no Caribe essa transição demográfica está ocorrendo de forma ainda mais acelerada. Dado a estatísticas alarmantes esse tema se tornou alvo de estudos e profissionais da saúde como do neurocientista Robert Love, especialista na doença de Alzheimer.  O profissional elencou três alimentos populares que podem acelerar o envelhecimento. Esses alimentos são: 

  • Carne de churrasco

O cozimento da carne em altas temperaturas pode levar à formação de produtos de glicação avançada (AGEs), que são compostos que se formam quando proteínas ou gorduras reagem com açúcares. A ingestão excessiva de AGEs tem sido associada à inflamação e ao aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas.

Em adição, a inflamação do corpo é uma das principais causas do envelhecimento. “Quando as pessoas têm mais inflamação, elas ficam com mais rugas”, explicou Love.

  • Açúcares refinados

O profissional pontua que três razões principais explicam por que os açúcares refinados colaboram com o envelhecimento. Primeiro, comer açúcar aumenta o ganho de peso e aumenta a inflamação, que  é uma das principais causas do envelhecimento. Além disso, seguir uma dieta rica em açúcar refinado aumenta o risco de diabetes tipo 2. “Esse é um importante fator de risco para a doença de Alzheimer”, explicou o neurocientista. 

  • Frituras

Alimentos fritos são um “golpe duplo”, segundo o especialista. “Os alimentos fritos costumam ser ricos em carboidratos, o que aumenta o açúcar no sangue e pode aumentar a inflamação. E número dois, os alimentos fritos costumam ser fritos em óleos muito ruins. E esses óleos são inflamatórios”, alertou.

Para minimizar os efeitos prejudiciais das frituras e retardar o processo de envelhecimento, é importante limitar o consumo de alimentos fritos e optar por métodos de preparação mais saudáveis, como assar, cozinhar no vapor, grelhar ou refogar.

Como combater o envelhecimento com alimentação?

  • Consuma alimentos antioxidantes

O consumo de alimentos coloridos, como mirtilos, morangos, laranjas, maçãs, espinafre, couve e batata-doce é uma ótima opção para adotar no cotidiano. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, como vitaminas C e E, que ajudam a neutralizar os radicais livres e protegem as células da pele contra danos.

  • Aumente o consumo de ácidos graxos ômega-3

Fontes de ômega-3, como peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), sementes de linhaça, chia e nozes, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação na pele, além de promover a saúde cardiovascular e cerebral.

  • Consuma chás e ervas antioxidantes

Chás como chá verde, chá de hibisco e chá de camomila são ricos em antioxidantes e compostos antiinflamatórios que podem ajudar a proteger a pele contra danos e reduzir os sinais de envelhecimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES