Falhou na hora H? Conheça as causas mais comuns da disfunção erétil

A disfunção erétil é um problema que impede o homem de ter uma relação sexual satisfatória

Alguns problemas podem causar disfunção erétil | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A disfunção erétil é um problema que impede o homem de ter uma relação sexual satisfatória e as causas para este problema podem ser muitas e vão desde o uso excessivo de certos remédios, depressão, tabagismo, alcoolismo, traumas, diminuição da líbido ou doenças hormonais. Tudo isso pode dificultar ou incapacitar uma ereção.

Segundo o urologista Fernando Meyer, em texto publicado no Portal da Urologia, é preciso ficar atento aos sintomas e consultar um médico especialista. “Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada”, aconselha.

Ele detalhou alguns sintomas aos quais os homens devem estar atentos. “A impotência sexual pode ser manifestada de várias maneiras, não somente pelo fato de não conseguir manter o pênis ereto, mas por problemas na ejaculação ou orgasmo. Em certos pacientes ocorre uma demora para manter uma ereção duradoura ou mesmo a ereção é obtida, porém, não apresenta rigidez suficiente. Outras vezes, mesmo apresentando uma ereção adequada, ocorre ejaculação precoce”, afirma.

O médico afirma que as causas podem ser variadas, como problemas circulatórios, em que não há circulação adequada de sangue para a região do pênis, dificultando a ereção que depende disso para acontecer. “Temos como exemplo as doenças cardiovasculares (hipertensão, doença arterial coronariana), diabetes, colesterol elevado, tabagismo, cirurgias prévias na pelve e pessoas submetidas a radioterapia prévia”.

Existem ainda as causas neurológicas. Segundo Meyer, até 20% dos casos de disfunção erétil estão associados a problemas neurológicos. “Alguns exemplos são doenças degenerativas (esclerose múltipla, doença de Parkinson), acidente vascular cerebral, tumores do sistema nervoso central e traumatismos”, afirmou.

Os distúrbios hormonais podem alterar a libido e dificultar as relações sexuais, principalmente a falta de testosterona, o que influencia diretamente na ereção. Existem ainda as causas psicológicas. “Problemas como ansiedade, depressão e estresse afetam mais a população adulta-jovem, gerando transtornos de ereção por diminuírem diretamente a libido”, disse.

É possível prevenir

O médico afirma que a chave da prevenção desse problema é optar por um estilo de vida saudável. “Devemos ter em mente que manter hábitos de vida saudáveis é o melhor caminho a seguir. Na maioria das vezes, as doenças associadas à disfunção erétil são passíveis de controle e tratamento. Ter atividade física regular, evitar consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas, alimentar-se de forma regrada e saudável são as chaves para prevenção”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES