Falta de higiene no umbigo pode ser fatal? Entenda importância da prática

A região costuma abrigar bactérias e ainda pode servir com alerta para doenças

A má higienização pode provocar doenças como impetigo (infecção superficial da pele com bolhas ou crostas), furunculose e micoses, além do mau cheiro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você higieniza o umbigo com que frequência? A negligência dessa região do corpo humano pode levar a alguns problemas desagradáveis, principalmente quando a cavidade do umbigo é profunda. Na cavidade podem acumular cabelo, óleo, sujeira, células da pele e tecidos, em conjunto com bactérias, causando não apenas mau cheiro, mas uma infecção chamada de "onfalite”. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra".

Pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity (Biodiversidade do Umbigo), da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que essa região do corpo é uma verdadeira "selva de diversidade microbiana". Em uma coleta de material de 60 umbigos feita pela iniciativa, foram registradas mais de 2,3 mil espécies de micróbios. Ou seja, o risco de infecção existe. Se isso ocorrer, pode ser que saia de dentro dele uma substância amarronzada, amarela ou branca.

Na pesquisa, descobriu-se que um dos voluntários hospedava uma bactéria que anteriormente só havia sido encontrada em solo no Japão. O que torna isso ainda mais incomum é que ele nunca esteve no país. Outro voluntário aparentemente não tomava banho há vários anos e abrigava bactérias em seu umbigo que normalmente vivem em condições extremas, como nos Polos Sul e Norte.

De acordo com o estudo, algumas pessoas têm umbigos dominados por uma ou duas espécies, enquanto outras têm diversas. Os pesquisadores chegaram  a investigar se fatores como idade, sexo, etnia ou frequência de higienização podem interferir nesse resultado, mas não chegaram a nenhuma conclusão. Uma das explicações para essa proliferação de microrganismos nesse local são as condições de habitat. Pelo seu formato, o umbigo concentra muita umidade e suor, um ambiente propício para proliferação de micróbios.

Como lavar o umbigo corretamente? 

A dermatologista Mariele Bevilaqua, do Hospital Moinhos de Vento e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que as bactérias presentes no umbigo, assim como em outros locais do corpo mais quentes e úmidos, como narinas e ânus, por exemplo, podem causar infecções se o indivíduo tiver algum problema que afete sua imunidade, como HIV, diabetes, tratamento para câncer etc. 

Da mesma forma, segundo ela, pacientes com doenças de pele que afetem a barreira cutânea, como dermatite atópica, ictiose e até mesmo psoríase, podem desenvolver infecções por germes que moram na pele, mas que estão com sua população em  desequilíbrio. Nesse caso, aproveitam-se de um habitat danificado e se multiplicam agredindo a pele. 

Uma boa higienização da área é importante, pois caso contrário, pode provocar doenças como impetigo (infecção superficial da pele com bolhas ou crostas), furunculose e micoses, além do mau cheiro. Para isso, Mariele recomenda a lavagem com água corrente e sabão neutro, adaptado ao tipo de pele de cada paciente. Conheça a seguir passo a passo.

  • Molhe a área do umbigo com água morna. Certifique-se de que a água não esteja muito quente para evitar irritações na pele;
  • Aplique uma pequena quantidade de sabão neutro na ponta dos dedos ou em uma esponja macia;
  • Com movimentos suaves, esfregue delicadamente o umbigo para remover qualquer sujeira, células mortas da pele ou acúmulo de óleo. Se o umbigo for muito profundo, pode ser mais fácil utilizar delicadamente um cotonete;
  • Enxágue completamente o umbigo com água morna para remover todo o sabão;
  • Seque cuidadosamente o umbigo com uma toalha limpa;
  • Após a limpeza, verifique se o umbigo está completamente seco.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES