Falta de higiene pode causar três tipos de câncer, apontam pesquisas

O hábito pode causar três tipos de câncer potencialmente fatais, caso descobertos tardiamente

O desenvolvimento da doença é multifatorial e envolve uma interação complexa de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a falta de higiene pode levar a doenças crônicas e inflamações? É o que dizem estudos sobre o tema. Má práticas de higiene pessoal podem causar três tipos de câncer, que podem causar complicações potencialmente fatais, caso detectadas tardiamente.

É necessário ressaltar que a falta de higiene não é o único fator que causa o câncer, mas sim um fator contribuinte. O desenvolvimento da doença é multifatorial e envolve uma interação complexa de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. O hábito de manter uma boa higiene, práticas sexuais seguras, alimentação saudável e outras práticas de vida saudáveis são medidas importantes na prevenção do câncer e na promoção da saúde geral.

Afinal, quais são os cânceres?

  • Câncer de boca

Embora a má higiene bucal não seja diretamente uma causa do câncer oral, pode contribuir para o aumento do risco de desenvolver essa condição. O câncer oral refere-se a qualquer tipo de câncer que começa na boca, que inclui os lábios, a língua, as gengivas, o céu da boca, as bochechas e a garganta. Em 2019, o Indian Journal of Surgical Oncology publicou um estudo que concluiu que a má higiene oral está fortemente associada ao câncer oral. Esses são os sinais da doença para você ficar atento:

  • Úlceras que não cicatrizam e permanecem por mais de duas semanas
  • Dificuldade em mastigar, engolir ou falar
  • Inchaços, caroços ou espessamento nos lábios, gengivas ou outras áreas da boca
  • Alterações na voz, como rouquidão persistente

  • Câncer cervical

Em 2022, o Journal of Cancer Research and Therapeutics alertou sobre os perigos das práticas menstruais inadequadas. Segundo o estudo, as más práticas de higiene menstrual, como a utilização de panos velhos, em vez de absorventes higiênicos, poderia levar a infecções crônicas, que são fator de risco significativo de câncer do colo do útero.

  • Câncer de pênis

O câncer de pênis relacionado à má higiene íntima é uma das principais causas de amputações do órgão. Apenas no Brasil, todos os anos, uma média de 486 homens têm o pênis amputado por complicações causadas pela condição. Essa é uma estimativa do Ministério da Saúde feita a partir de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse é um tipo raro de câncer. No Brasil, representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tumor afeta principalmente a pele que cobre a cabeça do pênis. 

O risco da doença é maior entre aqueles que não se submeteram à circuncisão (remoção da pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis), o que acaba dificultando uma limpeza adequada. Além da falta de higiene, outro fator de predisposição ao câncer peniano é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha. O HPV (papilomavírus humano) está associado a esse tipo de câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES