Faz mal a saúde? Saiba o que dizem especialistas sobre o energético

Bebida é a preferida entre jovens, principalmente aqueles que passam horas estudando, jogando games, na internet ou em baladas

O energético é um produto gaseificado que pode ser encontrado em diversos sabores | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o energético é um fenômeno entre pessoas jovens? Segundo uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos, 34% de adultos jovens entre 18 e 24 anos e 31% dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos consomem bebidas energéticas que têm a cafeína como principal componente.

Essa bebida associada sobretudo ao público jovem, possui o efeito que ocorre devido à presença de diferentes substâncias estimulantes que elevam a pressão cardíaca e a atividade do sistema nervoso central. Com isso, o energético aumenta a concentração, diminui a sensação de cansaço e gera agitação e não por acaso é consumido por jovens que passam horas estudando, jogando games, na internet ou em baladas.

No entanto, existem diversas dúvidas sobre essa bebida potente e, principalmente, se ela é prejudicial à saúde. A seguir, confira algumas informações sobre o tema divulgadas pelo blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein.

Como essa bebida atua no corpo?

O enérgetico, assim que presente no organismo, faz efeito em questão de minutos. Por ser de ingestão oral, é preciso saber que os componentes da bebida são metabolizados pela via hepática. Por isso, muita gente tem dúvida se energético faz mal pro fígado. A depender da dose, realmente, pode trazer problemas para esse órgão. 

Outra preocupação é se o energético faz mal pro coração e, SIM, esse também é um risco. Afinal, a taurina e a cafeína são substâncias que têm como principal ação a elevação da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Portanto, quando consumido frequentemente a longo prazo, o energético pode aumentar as chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

É interessante destacar também que o efeito do energético é de curto prazo. Em cerca de 1 hora, todas as substâncias são metabolizadas e a sensação de disposição diminui. Em muitas pessoas, pode ocorrer o efeito rebote e, após esse período, vir um cansaço ainda maior.

Faz mal à saúde?

O energético, por si só, não faz mal à saúde, se consumido de forma moderada. O problema está quando o seu uso é feito de forma excessiva, seja em quantidade, seja em frequência. Além disso, não é recomendado consumir o energético combinado de outras substâncias, como bebidas alcoólicas. A interação entre os componentes pode aumentar demais a atividade do sistema nervoso e provocar mal-estar, arritmia, palpitações, entre outros problemas.

O que ele pode causar?

A maioria dos sintomas dos efeitos colaterais do energético é sentida no sistema cardiovascular ou em órgãos que se ligam diretamente ao coração, como o pulmão. Taquicardia, palpitações no peito, arritmia, dificuldade na respiração: todos esses são sinais de que o consumo da bebida fez mal à saúde.

Sintomas relacionados ao sistema nervoso também são bastante comuns, afetando o funcionamento da mente e de outros órgãos, como o estômago e o labirinto. Por isso, tonturas, vômitos, tremores no corpo, ansiedade, insônia, irritabilidade e convulsões podem ocorrer sob o efeito da bebida. Vale destacar também que o fim do efeito do energético é capaz de provocar um extremo cansaço, mudanças de humor, estresse, dificuldade de concentração e problemas de sono.

Quem não pode tomar energético?

Como afeta diretamente o sistema nervoso central e o coração, indivíduos com problemas cardiovasculares, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico também devem evitar esse produto. É interessante ressaltar que o consumo de energético com álcool aumenta o volume da urina e, consequentemente, diminui a absorção de água e sódio nos rins. Desse modo, pode levar à desidratação. Quem tem problemas renais também pode evitar essa bebida para não ter mal-estar ou complicações.

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES