Festas de fim de ano: Porque a azeitona é uma opção saudável? Entenda

Especialistas apontam que o fruto de sabor amargo não é um alimento totalmente descartável

Especialistas apontam, entretanto, que o consumo do alimento exige moderação | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O final do ano chegou e com ele, se aproximam as festas tradicionais de fim de ano, como o natal, que por sua vez traz comemorações recheadas de muita comida. E com verdadeiros banquetes, surgem aqueles alimentos que dividem a opinião pública, como a azeitona, tanto sua versão verde, como a madura (a versão roxa).

Esse pequeno fruto de sabor amargo da oliveira, Olea europaea, na maioria das vezes, é importada de outros países e vem mantida em conserva em uma solução salgada. Por ter muito sódio – que favorece a retenção de líquidos, a azeitona poucas vezes é considerada como uma opção para dietas. No entanto, para os nutricionistas, não é um alimento totalmente descartável.

As azeitonas possuem alto teor de vitamina E, que é uma das vitaminas lipossolúveis mais antioxidantes”, aponta o nutricionista Omar de Faria, de Brasília. “Também tem hidroxitirosol, que também é bastante antioxidante. Não é exagero dizer que ela é uma aliada antienvelhecimento e que reforça o sistema imunológico”, completa o especialista.

Outro ponto a ser ressaltado das azeitonas são as gorduras presentes no fruto do mesmo tipo das do azeite de oliva, monoinsaturadas e benéficas ao corpo. Este tipo de gordura é facilmente digerida e possui um alto poder anti-inflamatório, ajudando no funcionamento da saúde intestinal.

Consuma, mas com moderação

O especialista aponta, entretanto, que o consumo do alimento exige moderação. Em geral, as azeitonas são mantidas em salmoura, o que intensifica sua concentração de sódio. A depender da marca, consumir apenas 10 azeitonas já pode levar o corpo a atingir a meta máxima de ingestão diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, especialmente pessoas com pressão alta devem evitar abusar deste alimento. A quantidade ideal, segundo o nutricionista, são cinco por dia. Para os que gostam da iguaria, a dica do nutricionista é lavá-las em água corrente antes do consumo, isso reduz o sal na superfície dos frutos e mitiga os efeitos do sal na pressão arterial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES