Fiquer alerta: o que é alergia emocional, causas e sintomas que provoca

Pode parecer um exagero, ao primeiro momento, descobrir que as emoções negativas levam a um desequilíbrio físico.

alergia emocional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coceiras, dificuldades para dormir e vermelhidão na pele são fortes indícios de que suas emoções estão desequilibradas. Sim, não se sentir bem consigo e passar por algumas situações de estresse ou nervoso, podem fazer com que o seu corpo manifeste alguns sinais. E esse quadro tem nome: alergia emocional.

Pode parecer um exagero, ao primeiro momento, descobrir que as emoções negativas levam a um desequilíbrio físico. Mas, se as boas sensações, como a felicidade, trazem energia, não poderia ser diferente.

Neste post, iremos explicar tudo sobre a alergia emocional, um quadro que precisa de tratamentos feitos por profissionais de saúde. Acompanhe!

O que é alergia emocional?

A alergia emocional é um distúrbio que acontece quando uma pessoa está em momentos de ansiedade, raiva e demais emoções do tipo. Assim, o corpo produz, nessas situações, uma substância chamada catecolamina, que provoca um aumento do cortisol, causando o estresse.

Desse modo, o cortisol, por sua vez, afeta o funcionamento do organismo e faz com que o corpo reaja para combater sua alta quantidade, gerando esse cenário alérgico.

Quais são os sintomas dela?

A alergia emocional tem sintomas comuns para a maioria das pessoas que passam pelo problema. Logo, ela deriva das emoções e pode evoluir para outros problemas de saúde, principalmente distúrbios de pele mais graves.

Além disso, não existe uma ordem exata dos primeiros sinais dessa patologia. Logo, eles aparecem conforme o organismo de cada pessoa reage às sensações e emoções causadoras. Por isso, separamos os principais abaixo:

Veja quais são os principais sintomas:

- perda de apetite;

- ganho de peso;

- dificuldade para dormir;

- vermelhidão na pele;

- coceiras pelo corpo;

- falta de ar;

- urticária.

Quais são as causas?

O que foi estudado até o momento sobre as causas da alergia emocional é que o estresse e a ansiedade em excesso, podem levar a essa desordem no organismo. Em grandes quantidades no organismo, o cortisol causa inflamações pelo corpo.

Dessa maneira, uma das inflamações é a alergia na pele, causando coceira, vermelhidão e outros problemas dermatológicos.

Confira as principais situações que levam a esse problema:

sentir raiva por longos períodos;

ter situações de nervoso constantemente;

passar por fortes emoções;

irritar-se com frequência;

ter ansiedade.

Sabendo que o corpo irá reagir em forma de alergia a todas essas emoções, é importante se atentar para evitar esses cenários.

Qual é o tratamento?

A alergia emocional requer um tratamento com dermatologista e terapia. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que a pele será tratada com produtos adequados para sanar coceiras e outros distúrbios, a saúde mental também deverá ser cuidada.

Portanto, o dermatologista avalia a gravidade do quadro e prescreve os medicamentos e outros produtos para amenizar ao máximo, a alergia. Entre as medicações que funcionam para reverter, estão os antialérgicos e, para casos graves, pomadas corticoides.

Já no âmbito da saúde mental, o psicólogo será um ponto de alívio para que o paciente conte sobre as situações que o levam a ter estresse e outras sensações desgastantes. Ela é fundamental, pois ela irá restabelecer o equilíbrio emocional para lidar com as situações.

Ademais, evita que os problemas na saúde mental, levem também a outros como diabetes e problemas no coração.

Qual é a importância do tratamento para combatê-la?

Vale reforçar que a terapia não precisa necessariamente ser feita apenas quando se tem quadros de saúde como a alergia emocional. Esse tratamento funciona para ter autoconhecimento e evitar contratempos tanto mentais como físicos.

Dessa forma, o dermatologista também desempenha papel importante para reverter a alergia emocional, já que vai encontrar a melhor solução, considerando seu tipo de pele, perfil, histórico de alergias, entre outros aspectos.

Por fim, levar uma vida mais leve, praticar exercícios físicos, caminhar ao ar livre, estar em contato com a natureza e ter momentos de lazer, são fundamentais para evitar a alergia emocional.

Além disso, você pode contar com nossa Farmácia de Manipulação e ter medicamentos fitoterápicos para ansiedade e outras fórmulas exclusivas para tratar alergias e outros problemas de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES