França vive nova epidemia de Covid-19 com subvariante da ômicron; conheça

A mutação foi identificada pela primeira vez no início de julho pela Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido

O país enfrenta uma nova epidemia de casos em meio às temperaturas elevadas do verão no hemisfério norte | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova variante do Covid-19, conhecida como Éris, está tomando conta da França nos últimos dias. O país enfrenta uma nova epidemia de casos em meio às temperaturas elevadas do verão no hemisfério norte.  As infecções provocadas pela subvariante da ômicron, a cepa EG.5.1, se propaga em países do oeste da Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a agência está monitorando este novo subtipo do coronavírus, que provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores musculares e cansaço. As visitas aos prontos-socorros na França vêm aumentando drasticamente em várias regiões do país.

Especialistas da área de saúde dizem não estar surpresos com este retorno da Covid-19, pois a temporada de verão no hemisfério norte é marcada por festas de rua, festivais, casamentos, entre outras atividades que reúnem um número expressivo de pessoas. O contágio é facilitado pela queda de imunidade global proporcionada pelas vacinas, que diminui com o tempo, e uso menos frequente de máscaras de proteção facial.

Os indícios de uma nova epidemia de Covid-19 surgiram depois das Festas de Bayonne, no País Basco Francês (sudoeste). A tradicional celebração de vários dias atraiu 1,3 milhão de pessoas no início de agosto. Durante o evento, as farmácias e consultórios médicos da região registraram um aumento da procura de pacientes com sintomas gripais,  no qual teve um aumento significativo de testes positivos para a doença.

Mais contagiosa?

Há suspeitas de que essa nova subvariante da ômicron seja mais contagiosa do que suas antecessoras. No boletim de monitoramento publicado ontem pelas autoridades, as visitas ao pronto-socorro por suspeita de Covid-19 estavam em alta de 56% entre crianças com menos de dois anos de idade e de 34% entre adultos. Na última quarta-feira (9), a doença voltou à lista dos dez diagnósticos mais frequentes da rede SOS Médicos, de acordo com a agência nacional de Saúde Pública (Santé Publique France).

Quão perigosa a variante é?

  • A atualização mais recente da OMS traz que a mutação EG.5, incluindo a cepa EG.5.1, é uma “variante sob monitoramento”. No entanto, o órgão ainda não sinalizou preocupação.
  • Segundo K. Srinath Reddy, da Fundação de Saúde Pública da Índia, que conversou como Washington Post, o impacto maior da cepa é nos idosos, porque a imunidade da vacina dura por menos tempo. Porém, o espacialista destacou que ela não deve aumentar o número de mortes ou de casos que necessitam de cuidados intensivos nesse primeiro momento.
  • Já Andrea Garcia, vice-presidente de ciência, medicina e saúde pública da Associação Médica Americana, explica que ainda hão há evidências que indiquem que a Eris cause doenças mais graves.
  • Ambos especialistas recomendam a aplicação de vacinas de reforço, uma vez que os imunizantes são eficazes contra a variante.

Sintomas da variante Éris

Os sintomas da variante Eris são semelhantes aos que já conhecemos de outras mutações da Covid. Entre eles, estão a tosse, febre, calafrios, fadiga, dores musculares e no corpo, falta de ar, perda de paladar e olfato, dores de cabeça, coriza, espirros e tosse seca. Os especialistas dizem que o uso de máscaras, manter distanciamento, manter os ambientes arejados, e principalmente a vacinação, são medidas de proteção contra a Eris.

E no Brasil?

Por aqui, a Rede Genômica Fiocruz ainda não identificou a cepa EG.5.1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES